A Atualmente, dispõe-se de alguns excelentes sistemas de gerenciamento de bibliotecas, que têm estruturas cada vez mais complexas e oferecem um maior número de opções para que a biblioteca os ajuste a suas próprias especificidades e a seu perfil. Alguns deles são oferecidos gratuitamente, por se tratarem de softwares livres, como, por exemplo, PHL, Aleph, DSpace. ERRADO. Aleph é um software proprietário, DSpace não é sistema de gerenciamento de bibliotecas, mas sim um software para bibliotecas digitais.
B Para que os softwares de implantação de repositórios digitais sejam compatíveis com os sistemas utilizados nas bibliotecas, é necessário que eles possuam formatos de intercâmbio padrão ISO 2709, protocolo Z39.50, formato MARC (Machine Readble Cataloging) e Web OPACs (Open Access Catalogs). ERRADO. Esses são requisitos necessários para sistemas de gerenciamento de bibliotecas e não para softwares de bibliotecas/repositórios digitais.
C Um dos softwares mais utilizados para a implementação de repositórios digitais é o Creative Commons Attribution License 4.0, que permite o compartilhamento, com o reconhecimento da autoria do trabalho. ERRADO. Creative Commons não é um software, mas um tipo de licenciamento,
D O DSpace é um software livre adotado para a construção de bibliotecas digitais que foi desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela HP (Hewlett-Packard), fomentado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e exemplificado por inúmeras bibliotecas digitais de teses e dissertações no País. (CORRETO)
E Os metadados são armazenados em bancos de dados relacionais que suportam tanto o PostgreSQL quanto o Oracle. O DSpace adota o padrão Pergamum, aceito internacionalmente, recomendado pela própria OAI e fomentado pela possibilidade de adicionar ou alterar campos para se personalizar o padrão além dos cinco elementos básicos, ou seja: título; criador; assunto; data; e formato. ERRADO. Pergamum é um software de sistema de gerenciamento de bibliotecas, não um padrão. O DSpace adota o padrão Dublin Core.
A questão aborda os processos e conhecimentos gerais de automação de bibliotecas.
Utilizando o texto apresentado como referência juntamente a outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como:
A) ERRADA. Dois equívocos são encontrados: o primeiro referente ao Aleph que não é um software livre como mencionado; o segundo referente ao DSpace que é um software livre para a criação de repositórios e bibliotecas digitais e não de gerenciamento de bibliotecas como mencionado.
B) ERRADA. Os requisitos apresentados se referem à softwares de gerenciamento de bibliotecas e não de repositórios digitais como mencionado.
C) ERRADA. Creative Commons Attribution License 4.0 não é um software mas sim um tipo de licenciamento autoral de uso e compartilhamento de publicações.
D) CERTA. Corresponde corretamente ao objetivo e escopo do DSpace.
E) ERRADA. O DSpace não adota o Pergamum. Ambos são sistemas diferentes com propósitos diferentes. O Pergamum é um sistema de gerenciamento de bibliotecas enquanto o DSpace é um software utilizado para a criação e desenvolvimento de repositórios e bibliotecas digitais.
Gabarito do Professor: Letra D.