SóProvas


ID
5517391
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem, de 30 anos, relata cansaço progressivo ao fazer esforços e emagrecimento. Radiografia de tórax mostra derrame pleural direito. Depois da toracocentese, o líquido apresentou 800 leucócitos/mm3, 80% mononucleares, proteínas 5,0 g/dL, LDH 600 UI/L e ADA 70 UI/L. A conduta mais apropriada é:

Alternativas
Comentários
  • Não enquadra em derrame parapneumonico. ADA elevado diz a favor de TB...

  • Segundo Kaisemann, M. C. et. al. em "Pleural fluid adenosine deaminase detection for the diagnosis of pleural tuberculosis" publicado no Jornal Brasileiro de Pnemologia em 2004, Vol.30 Nº 6:

    "A dosagem da adenosina deaminase no líquido pleural é um método sensível e específico para o diagnóstico da tuberculose pleural e seu uso rotineiro pode reduzir a necessidade de realização de biópsias pleurais na abordagem inicial de um derrame pleural. O valor de corte de 35U/L para a adenosina deaminase é recomendado".

    Considerando então o ADA elevado, como monoucleoso pleural, a hipotese principal é Tuberculose. Para tal se inicia o esquema RIPE, que consiste no uso de Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.