SóProvas


ID
5517493
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A Internet tem levado o jornalismo a rever gêneros de redação, mesmo os mais tradicionais. Em alguns casos, eles se mantêm, em outros, eles se reinventam ou passam por processos de hibridação. É possível se identificar até mesmo a criação de novos gêneros jornalísticos. Graças às possibilidades comunicativas do ciberespaço, gêneros precedentes podem ser recriados, dando lugar a uma reconfiguração integral. Esse processo é denominado  

Alternativas
Comentários
  • Questão Muito maliciosa. Aponta para o processo de hibridização mas dá como gabarito a renovação. Para justificar sua resposta, inseriu os seguintes elementos-chave: "criação de novos gêneros jornalísticos" e "reconfiguração integral".

    Pessoalmente não acredito nesta visão, pois toda a forma de jornalismo contemporâneo, ainda que inovador, será sempre um processo de hibridização com formatos anteriores, pois o jornalismo tem os seus próprio valores e uma base comum. Para termos a letra E como gabarito seria necessária uma outra abordagem no enunciado, algo que deixasse mais claro que o avaliador estava se referindo à renovação jornalística.

    Segue trecho sobre o assunto:

    "Nesse sentido, o jornalismo de inovação é aquele que passa necessariamente por modificações nas técnicas, tecnologias, processos, linguagens, formatos e dispositivos destinados a potencializar a produção e consumo das informações jornalísticas (MACHADO, 2010). Outro ponto importante para se delimitar o jornalismo de inovação reside em compreender que os processos-base da prática jornalística – apuração, checagem, redação, edição e divulgação, por exemplo - se mantêm. No entanto, cada etapa desse processo pode passar por alterações relacionadas à inovação. Essas modificações se dão separada ou associadamente, focadas no processo e/ou no produto, caracterizando-se como jornalismo de inovação. Desde a popularização do jornalismo online, em meados da década de 1990, seguido de novas linguagens, plataformas e redações convergentes é possível identificar linhas inovativas no jornalismo".

    "... Já o conceito de jornalismo convergente, em “substituição” ao jornalismo online, é uma perspectiva mais atual e inovativa, que reúne e hibridiza todos os processos da notícia, independente da plataforma de veiculação. Com isso, frisamos que o jornalismo de inovação não é um tipo especializado de jornalismo, mas sim, um comportamento possível em qualquer esfera da atividade e, provavelmente, um fluxo natural de parte da prática jornalística contemporânea."

    Fonte: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2016/paper/viewFile/208/185#:~:text=Nesse%20sentido%2C%20o%20jornalismo%20de,jornal%C3%ADsticas%20(MACHADO%2C%202010).

  • A Internet tem levado o jornalismo a rever gêneros de redação, mesmo os mais tradicionais. Em alguns casos, eles se mantêm, em outros, eles se reinventam ou passam por processos de hibridação. É possível se identificar até mesmo a criação de novos gêneros jornalísticos. Graças às possibilidades comunicativas do ciberespaço, gêneros precedentes podem ser recriados, dando lugar a uma reconfiguração integral. Esse processo é denominado  RENOVAÇÃO.