SóProvas


ID
5520853
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para se realizar o exercício profissional de forma crítica e competente, é importante compreender a instrumentalidade no trabalho do assistente social. Com base nos estudos de Yolanda Guerra sobre a instrumentalidade no trabalho do assistente social, julgue o item.


A instrumentalidade é uma condição de reconhecimento social da profissão.

Alternativas
Comentários
  • O Assistente social escolhe, de forma consciente e reflexiva os instrumentos, recursos e técnicas, priorizando os instrumentos (instrumentais) de acordo com a sua funcionalidade e intencionalidade. A esta escolha damos o nome de instrumentalidade.

  • Gabarito Certo

    A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais), constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão. 

    Por que dizer que a instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão? 

    Todo trabalho social (e seus ramos de especialização — por ex. o Serviço Social) possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes. A utilidade social de uma profissão advém das necessidade sociais. Numa ordem social constituída de duas classes fundamentais (que se dividem em camadas ou segmentos) tais necessidades, vinculadas ao capital e/ou ao trabalho, são não apenas diferentes mas antagônicas. A utilidade social da profissão está em responder às necessidades das classes sociais, que se transformam, por meio de muitas mediações, em demandas para a profissão. Estas são respostas qualificadas e institucionalizadas, para o que, além de uma formação social especializada, devem ter seu significado social reconhecido pelas classes sociais fundamentais (capitalistas e trabalhadores). Considerando que o espaço sócio-ocupacional de qualquer profissão, neste caso do Serviço Social, é criado pela existência de tais necessidade sociais e que historicamente a profissão adquire este espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social, institucionalmente transformada em questões sociais (Netto, 1992), através de uma determinada modalidade histórica de enfrentamento das mesmas: as políticas sociais, pode-se conceber que as políticas e os serviço sociais constituem-se nos espaços sócio-ocupacionais para os assistentes sociais. 

    Fonte: Yolanda Guerra - A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL