SóProvas


ID
5523139
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O agente desinfetante bactericida que pode promover a esterilização química mais eficaz nos instrumentos como endoscópios, instrumentos odontológicos e outros que não podem ser submetidos ao calor é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    De acordo com INFORME TÉCNICO No 04/07

    Glutaraldeído em estabelecimentos de assistência à saúde

    Fundamentos para a utilização 

    A solução a 2%, em pH 8 (glutaraldeído ativado/alcalino) é utilizado para a desinfecção e esterilização de instrumentos, como endoscópios, instrumentos odontológicos, equipamentos de borracha ou plástico e outros que não podem ser submetidos ao calor (Martindale, 2007; WHO, 2004). 

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre esterilização química.

    A) Incorreto. O álcool a 70% é um excelente desinfetante bactericida. Indicado para uso na pele e superfícies, não servindo para uso nesses equipamentos.

    B) Incorreto.  O álcool iodado é indicado como antisséptico para curativos. É importe sempre se atentar para alergias ao produto.


    C)
    Correto. Glutaraldeído a 2% é o agente desinfetante bactericida indicado para instrumentos como endoscópios, instrumentos odontológicos e outros que não podem ser submetidos ao calor, por não ser corrosivo e requer só 20 min para atingir seu nível de ação esperado.

    D) Incorreto. Detergente enzimático é indicado para limpeza de materiais, especialmente os odontológicos, pois tem grande potencial de eliminar toda contaminação, especialmente aquelas provenientes de matéria orgânica. É vendido em diversas concentrações.

    E) Incorreto. Hipoclorito de sódio é indicado para lavagem de mãos e roupas, desinfetar superfícies, pisos, utensílios de limpeza e necrotérios, derramamentos de fluidos corporais (sangue, vômito etc.). A concentração de 0,01% é capaz de agir na eliminação de fungos em menos de uma hora.

    Resposta do Professor: C.

     

    Referencia: GOMES, Suzie Marie; VEROTTI, Mariana; MELO, José Romerio, SANTI, Leandro. INFORME TÉCNICO Nº 04/07 - Glutaraldeído em estabelecimentos de assistência à saúde: Fundamentos para a utilização. Anvisa, 2007. 
  • mais eficaz ou seja ALTO NIVEL , glutaraldeido 2%