SóProvas


ID
5524666
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No processo de aquisição, há custos que não são obrigatórios, mas que a adquirente espera incorrer no futuro para efetuar o seu plano de saída da atividade da operação adquirida e para rescindir os contratos de trabalho.
A adquirente deve reconhecer esses custos, no momento da compra, do seguinte modo na aplicação do método de aquisição:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tem algo a ver com contabilidade geral também. Eu lembro que vi em algum lugar sobre esses custos. No caso de uma obrigação mesmo, o custo para cancelar um contrato que gera dívida para a empresa é um custo futuro e possível, mas não é reconhecido por não se enquadrar no contexto de passivo nem de despesa. É uma obrigação futura, não presente. E também não representa sacrifício para alcance de receita, então não é despesa.
  • cpc 15 - Combinação de negócios

    Condições de reconhecimento

    Para se qualificarem para reconhecimento, como parte da aplicação do método de aquisição, os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos devem atender, na data da aquisição, às definições de ativo e de passivo dispostas no Pronunciamento Conceitual Básico - Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. Por exemplo, os custos que o adquirente espera, porém não está obrigado a incorrer no futuro, para efetivar um plano para encerrar uma atividade da adquirida, ou os custos para realocar ou desligar empregados da adquirida não constituem um passivo na data da aquisição. Portanto, o adquirente não deve reconhecer tais custos como parte da aplicação do método de aquisição. Em vez disso, o adquirente deve reconhecer tais custos em suas demonstrações contábeis pós-combinação de acordo com o disposto em outros Pronunciamentos, Interpretações e Orientações do CPC.

  • Gabarito: E

  • Redação truncada. Entendi que era o custo de remoção dos imobilizados (reconhecidos a vp)