I O monopolista pode operar na parte inelástica da demanda (FALSA) O nível de produção que maximiza os lucros ocorre na parte elástica da demanda de mercado.
II ( ) O preço fixado pelo monopolista pode se situar abaixo de seu custo marginal no nível de produção ótimo.(FALSA) No monopólio, P > Cmg, o que faz com que o consumidor esteja em situação pior e a empresa esteja em uma situação melhor
III ( ) O markup sobre o custo marginal é definido pelo fator que o multiplica, fator esse igual à elasticidade-preço da demanda em módulo (FALSA) mark up = P/Cmg é o quanto o monopolista consegue distanciar o preço do custo marginal
Só complementando o item III:
Uma maneira de avaliar o poder de monopólio é por meio do Índice de Lerner. Esse Índice é igual a 1 / EPD. Sendo a EPD dada em módulo.
Desse modo, quanto maior o índice de Lerner, maior o poder do monopolista.
A afirmativa da banca erra ao relacionar, diretamente, o mark up (poder do monopolista) com a Elasticidade-Preço da Demanda (EPD). O correto seria relacionar ao inverso da EPD (1 / EPD).
Fala pessoal!
Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre monopólio.
Vamos analisar as afirmativas!
(F) Na verdade, o monopolista só opera na parte ELÁSTICA da demanda. Nessa parte elástica é onde o monopolista consegue cobrar preços maiores e produzir menos, maximizando, assim, seu lucro.
(F) No nível de produção ótimo, o monopolista maximizará seus lucros, fazendo com que a Receita Marginal seja igual ao Custo marginal. Neste ponto, o preço ficará ACIMA do custo marginal.
(F) Justamente por conseguir fixar o preço acima do custo marginal, diz-se que o monopolista tem poder de mercado. Pode-se medir o poder de mercado por meio da fórmula do markup, que representa justamente o tanto que o preço está acima do custo marginal. No entanto, como a questão relacionou o markup com a elasticidade-preço da demanda (EPD), podemos usar diretamente o índice de Lerner, que também mede o poder de mercado. Segundo o índice de Lerncer, o poder de mercado é dado por L = 1/EPD. Ou seja, o markup é dado pelo INVERSO da EPD (e não pela igualdade à EPD, como afirmou o item).
Assim, a ordem apresentada é: F - F - F.
Gabarito do Professor: Letra E.