SóProvas


ID
552688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As estruturas de construções civis devem ser projetadas e  executadas obedecendo a preceitos teóricos e executivos consistentes e de acordo com as normas pertinentes. Com relação  a estruturas de concreto armado, julgue o  item  subsequente.


Sob determinadas condições, as lajes maciças podem prescindir de armadura transversal para resistir aos esforços de tração oriundos da força cortante.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    na maioria dos casos o concreto sozinho já resiste ao cisalhamento, os casos mais extremos que necessita de armadura transversal em laje é a punção (efeito cama elástica)... Acredito que no Brasil nós não adotamos porque é muito aço para dobrar, principalmente se for nas duas direções

     

  • PRESCINDIR = NAO PRECISAR, DISPENSAR

  • NBR 6118

    19.4.1 Lajes sem armadura para força cortante

    As lajes maciças ou nervuradas, podem prescindir de armadura transversal para resistir as forças de tração oriundas da força cortante, quando a força cortante de cálculo, a uma distância d da face do apoio.

  • CORRETO

     

    As lajes são cálculadas para o concreto e a armadura longitudinal resistirem ao esforço cortante, facilitando a execução da mesma pela ausência de estribos