SóProvas


ID
5527603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários

O texto seguinte diz respeito à generalização das políticas monetárias consideradas não convencionais por parte dos bancos centrais do mundo inteiro.
Os bancos centrais globais agora percebem que políticas monetárias antes consideradas não convencionais e temporárias agora se revelam convencionais e duradouras. Obrigados a encontrar novas soluções devido à crise financeira de 2008 e novamente neste ano por causa da pandemia de coronavírus, o Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês), o Banco Central Europeu e a maioria dos bancos centrais internacionais se tornaram mais agressivos e inovadores do que nunca na defesa das economias contra a recessão e ameaça de deflação.
KENNEDY, S; DODGE, S. Política monetária não convencional agora é ferramenta duradoura. Exame, São Paulo, 15 set. 2020. Adaptado.Disponível em: https://exame.com/. Acesso em: 29 ago. 2021. 

Um exemplo de política monetária não convencional é a

Alternativas
Comentários
  • A politica monetária não convencional seria a politica expansionista? Há alguma relação?

  • Eu pense na politica expansionista e marquei a Letra B. Questão muito boa

  • Gab. B

    Não é comum os bancos centrais comprarem títulos privados? Imagine o banco central comprando ações?

    Não é nada comum tanto que nem ouvimos boatos dessa lenda.

  • Políticas monetárias não convencionais (Quantitative Easing) Quantitative Easing (QE): em português, Flexibilização Quantitativa Usado quando a economia está em recessão, crise ou baixo crescimento, inflação baixa, taxa de juros muito baixa praticamente no zero. Compra de títulos do governo (títulos públicos) ou do mercado (títulos privados) para reduzir as taxas de juros e expandir a oferta de moeda na economia (aumentar a liquidez).Essa compra de títulos também é conhecida como criação eletrônica de dinheiro, pois o Banco Central não tem esse dinheiro como no Mercado aberto (open market). Os agentes financeiros aumentarão os créditos e terá mais dinheiro para fazer investimentos e consequentemente estimular a economia. Como tem muito mais dinheiro no mercado, a moeda acaba perdendo valor e com isso aumenta a inflação que é o objetivo desta política. O Banco Central por ampliar a sua base monetária através da Quantitative Easing é considerada uma política monetária não convencional expansionista. Podemos dar como exemplo de uma política monetária não convencional a crise em que o mundo está passando devido ao Coronavírus. Acabou acontecendo uma crise global afetando todos os setores devido principalmente ao isolamento social que acabou aumentando o desemprego e fazendo com que a economia global começou a ficar ruim rapidamente. Então qual foi a política monetária não convencional que ocorreu no Brasil? Foi o auxílio emergencial que ajudou a população a ter um mínimo para se sustentar e com isso, fez girar a economia durante esta crise mundial. Também em 2008 houve uma crise nos Estados Unidos e o FED – Federal Reserve, que seria o mesmo que o Banco Central, mas dos Estados Unidos, adotou várias medidas de quantitative easing para expandir a base monetária do mercado americano e combater os efeitos da depressão econômica. Fonte: https://materiasparaconcursos.com.br/2021/08/13/politicas-monetarias-convencionais-e-nao-convencionais-quantitative-easing/amp/
  • Respondendo ao Frederico Casemiro, a política ser não-convencional não garante que ela é expansionista. Políticas convencionais ou não-convencionais podem ser expansionistas ou contracionistas. Exemplo: uma política não-convencional contracionista seria a venda de títulos privados pelos Banco Central. Geralmente, as políticas não-convencionais são expansionistas porque existe algo chamado armadilha da liquidez, que retira a efetividade da política monetária, o que faz com que os Bancos Centrais busquem políticas alternativas.

  • Atualmente o banco central só pode vender e comprar títulos públicos federais ( aqueles emitidos pelo tesouro nacional)

    e títulos de banco. portanto sua atuação no mercado financeiro e limitado.