SóProvas


ID
5527606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários

Embora as taxas de câmbio R$/US$, cotadas diariamente nos mercados de câmbio à vista, sejam expressas em valores nominais, ao longo do tempo essas taxas podem-se desviar de seus valores reais.
Contribui para a apreciação real da moeda brasileira, em relação ao dólar norte-americano, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Não entendi muito bem o gabarito, pois a letra C não contribuiria para uma DEPRECIAÇÃO da moeda brasileira em relação ao dólar?

  • Quanto maior a taxa de inflação, maior é a taxa de juros do Brasil. Quanto maior a taxa de juros, maior é o investimento de capital estrangeiro nos papéis brasileiros.

    É claro que a situação é mais complexa do que a descrita no enunciado... se no Brasil estiver com uma instabilidade econômica muito alta, por mais que aumente a taxa de juros, os estrangeiros não investiriam no Brasil. No caso do enunciado, isso só funciona se as condições econômicas brasileiras estiverem dentro do previsto.

  • O negócio que apreciação é aumento de valor, ao contrário da depreciação. Não ficou muito clara essa questão, porém vou procurar entender.

  • A apreciação é um aumento no valor de um ativo ao longo do tempo. O aumento pode ocorrer por uma série de razões, incluindo o aumento da demanda ou o enfraquecimento da oferta, ou como resultado de mudanças na inflação ou nas taxas de juros. Isso é o oposto da *depreciação*, que é uma diminuição ao longo do tempo.

    https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/apreciacao/

  • Questão está divergente… A letra C mostra o contrário…
  • LETRA C

    Taxa de inflação no Brasil maior do que a taxa de inflação norte-americana

  • A DESvalorização do real favorece a inflação no mercado interno e a exportação para o mercado externo.

    A VAlorização do real favorece a queda da inflação no mercado interno e a importação de produtos.

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MpZZPkwZDz8

  • Eu creio que a pegadinha da questão seja o termo "apreciação real", porque além do valor nominal de conversão direta ainda temos que observar que não é porque uma coisa custa 1 dólar que ela vá, necessariamente, custar 5,22 reais (cotação de hoje), a inflação também influencia nesse valor de conversão.

  • O que entendi foi que houve uma elevação (apreciação) da moeda brasileira ,com isso há uma alta da inflação na economia. foi isso que entendi (SOCORRO)
  • O QUE EU ENTENDI.

    Repare que no final do enunciado é citada a palavra "apreciação" ou seja, os americanos ao ver uma taxa de juros alta no brasil, ficam com a boca salivada para investir aqui, visto que sua moeda (dólar) encontra-se com um poder de compra bastante elevado, em relação ao nosso real.

  • Entendi que a taxa de inflação Brasileira elevada chama mais investidores para investir aqui, já que esta pagando melhor que os EUA, entrando mais dólar na economia consequentemente valoriza o real em comparação ao dólar. já que quanto mais moeda estrangeira tem no mercado interno menos a moeda estrangeira vale em comparação ao real

  • Essa questão envolve Taxa de Cambio Real

    Cambio Real = (cambio nominal * Inflação externa)/Inflação interna

    Ex: Dolar a 5,00 reais

    Inflação Brasil a 10%

    Inflação EUA a 3%

    Cambio Real = (5*0,03)/0,10

    Cambio Real = 0,15/0,10

    Cambio Real = 1,5 reais por dólar

    Assim, quanto maior inflação nacional, menor será o real valor do cambio.