SóProvas


ID
5527873
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.
“X.509 é um padrão importante porque a estrutura de certificado e os protocolos de autenticação definidos nele são usados em diversos contextos. O núcleo do esquema X.509 é o certificado de _________ associado a cada usuário. Esses certificados do usuário são considerados como sendo criados por alguma _________ confiável e colocados no diretório pela CA ou pelo usuário. O próprio ________ não é responsável pela criação das chaves públicas ou pela função de certificação; ele simplesmente oferece um local de fácil acesso para os usuários obterem certificados”.

Assinale a opção cujos itens completem corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    X.509 é um formato padrão para certificados de chave pública, documentos digitais que associam com segurança pares de chaves criptográficas a identidades como sites, indivíduos ou organizações.

    Introduzido pela primeira vez em 1988 junto com os padrões X.500 para serviços de diretório eletrônico, o X.509 foi adaptado para uso da Internet pela Public-Key Infrastructure da IETF (X.509) (PKIX) grupo de trabalho.  perfila o certificado X.509 v3, a lista de revogação de certificados X.509 v2 (CRL) e descreve um algoritmo para validação do caminho do certificado X.509.

    Os aplicativos comuns dos certificados X.509 incluem:

    •    SSL /TLS e HTTPS para navegação na web autenticada e criptografada
    •    E-mail assinado e criptografado via S/MIME protocolo
    •    Assinatura de código
    •    Assinatura de documento
    •    Autenticação de cliente
    •  ID eletrônico emitido pelo governo

    https://www.ssl.com/pt/faqs/o-que-%C3%A9-um-certificado-x-509/

  • Certificados

    O núcleo do esquema X.509 é o certificado de chave pública associado a cada usuário. Esses certificados do usuário são considerados como sendo criados por alguma autoridade certificadora (CA, do acrônimo em inglês para certification authority) confiável e colocados no diretório pela CA ou pelo usuário. O próprio servidor de diretório não é responsável pela criação das chaves públicas ou pela função de certificação; ele simplesmente oferece um local de fácil acesso para os usuários obterem certificados. 

    Fragmento retirado do livro: "Criptografia e segurança de rede - princípios e práticas - 6ª ed - William Stallings - pág 361"

  • A própria pergunta responde a questão.