SóProvas


ID
5528257
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um auditor independente identificou condições que podem levantar dúvida significativa sobre a capacidade da entidade auditada em manter sua continuidade operacional. Nesse caso, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para determinar se existe incerteza por meio de procedimentos adicionais de auditoria.
Os procedimentos listados a seguir estão corretos, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Não faz muito sentido analisar as DC da concorrência para determinar incerteza relativa à continuidade operacional da entidade auditada né...

    NBC TA 570

    16. Se forem identificados eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para determinar se existe, ou não, incerteza relevante relacionada com eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade (doravante referida como “incerteza relevante”) por meio de procedimentos adicionais de auditoria, incluindo a consideração de fatores atenuantes. Esses procedimentos devem incluir (ver item A16):

    [...]

    A16. Procedimentos de auditoria que são relevantes para o cumprimento da exigência contida no item 16 podem incluir o seguinte:

    •  análise e discussão do fluxo de caixa, lucro e outras previsões relevantes com a administração;
    • análise e discussão das últimas demonstrações contábeis intermediárias disponíveis da entidade; (a)
    •  leitura dos termos contratuais de debêntures e de empréstimos, considerando se houve alguma violação;
    • leitura das atas das reuniões de acionistas, dos responsáveis pela governança e de comitês relevantes, como referência para identificar a existência de dificuldades financeiras;(c)
    •  indagação aos consultores jurídicos da entidade sobre a existência de litígios e processos e se a avaliação da administração sobre os resultados desses processos é razoável e se as implicações financeiras foram adequadamente estimadas; (e)
    •  confirmação da existência, legalidade e exequibilidade de acordos com partes relacionadas e terceiros para fornecimento ou manutenção de suporte financeiro, e avaliação da capacidade financeira dessas partes de fornecer recursos adicionais;
    • avaliação dos planos da entidade para lidar com os pedidos de clientes não atendidos (b)
    • execução de procedimentos de auditoria em relação a eventos subsequentes para identificar aqueles que reduzem ou, de outra forma, afetam a capacidade de continuidade operacional da entidade; (d)
    •  confirmação da existência dos termos e da adequação de linhas de crédito;
    •  obtenção e revisão de relatórios de ações regulatórias;
    • 02 determinação da adequação de suporte para qualquer plano de venda de ativos.