-
Conforme Maciel e Mendonça (2006, p. 21):
A aquisição é o processo que implementa as decisões da seleção, esta função inclui todas as atividades inerentes aos processos de compra, doação e permuta de documentos. O controle patrimonial do acervo - o registro das coleções - também é de sua alçada.
Obs.: As outras alternativas dizem respeito à seleção.
Gab. D
-
A questão aborda o tema do desenvolvimento de coleções em unidades de informação.
O desenvolvimento de coleções em bibliotecas racionaliza os processos de seleção, aquisição, permuta, desbastamento e descarte, permitindo o crescimento dinâmico do acervo tomando por referência as necessidades informacionais da comunidade de usuários da unidade de informação em questão.
O processo de aquisição envolve a inclusão no acervo dos títulos que passaram pelo processo de seleção, sendo que esta inclusão pode ser por meio de compra, troca ou recebimento de doações. Desta forma, o processo de aquisição compreende a parte patrimonial do desenvolvimento de coleções, pois é neste processo em que os títulos incluídos no acervo são registrados como parte oficial do patrimônio e da coleção de uma biblioteca, tal qual apresentado na alternativa D.
As outras alternativas abordam partes do processo de desenvolvimento de coleções que antecedem a aquisição e não estão de acordo com o que é pedido no enunciado.
Gabarito do Professor: Letra D .
-
De acordo com Figueiredo (1998, p.84-85), e Maciel e Mendonça (2006, p. 20), a aquisição é o processo que implementa as decisões tomadas no processo de seleção. Dessa forma, cabe ao bibliotecário de aquisição localizar os itens identificados no processo de seleção, agregando-os às coleções por meio de compra, permuta ou doação, incluindo, nessa definição, a alocação de recursos e o registro dos itens para fins de patrimônio.
-
A AQUISIÇÃO é um processo administrativo, sendo assim, todas as etapas (como mostrado nas outras alternativas) que incluem planejar, estabelecer ou definir algo, esta fora desse processo.