Conforme Moura (2004, p. 164):
A leitura técnica consiste na abordagem global dos itens informacionais, e tem por objetivo recolher os dados que permitirão o estabelecimento da representação desses itens nos sistemas de informação. Esse procedimento técnico aciona dois outros: a análise de assunto e a indexação, que tornam possível a identificação, a extração dos termos referenciais e a tradução desses para uma linguagem de indexação. Finalmente, a leitura técnica busca, através de ferramentas específicas, a reconstituição bruta da informação veiculada no texto original.
Gab. A
MOURA, M. A. Leitor-bibliotecário: interpretação, memória e as contradições da subjetividade. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 9, n. 2, 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/35772
Os processos técnicos relacionados a representação da informação são o tema desta questão.
A representação temática dos documentos em sistemas de informação tem como função facilitar a recuperação destes documentos de forma o mais precisa e rápida possível por parte dos usuários. Uma boa representação depende da escolha adequada dos termos de indexação tanto em quantidade quanto em qualidade.
Visto que a leitura integral do texto indexado é impraticável, os bibliotecários fazem uso da leitura técnica (letra B), que consiste na leitura rápida com foco em partes chave do documento que possam fornecer dados e informações importantes para a análise de assunto e indexação. A leitura técnica é aplicada em trechos como a introdução, o sumário, os primeiros parágrafos dos capítulos, as tabelas e gráficos apresentados, etc.
Gabarito do Professor: Letra B .