Conforme Fujita (2012, p. 24):
Gil Leiva (2008) considera que exaustividade e especificidade junto com correção e consistência são qualidades do processo de indexação. Lancaster (1993) considera que exaustividade e especificidade são os principais fatores de decisão tomados pelo administrador de uma política de indexação sem o controle do indexador, porém, a correção tem o controle individual do indexador durante o processo de indexação.
A correção é um aspecto determinado individualmente porque depende do julgamento realizado pelo indexador com seu conhecimento prévio durante o processo de indexação para identificação e seleção de termos que representem o conteúdo significativo do texto.
Gab. B
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A política de indexação para representação e recuperação da informação. In: GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes [editores]. Política de indexação. São Paulo : Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. cap. 1, p. 17-28.
A questão trabalha com conceitos específicos da indexação.
O processo de indexação não é um processo isolado de outras atividades nem do público de uma biblioteca. O desenvolvimento de coleções, o estudo de usuários e o serviço de referência, por exemplo, podem influenciar no processo de indexação.
Algumas características do processo são controladas não somente pelo indexador. A exaustividade e a especificidade estão além do controle do indexado em uma biblioteca que utiliza uma política de indexação.
O mesmo ocorre na consistência e reciprocidade que tem interferência de outros indivíduos envolvidos no processo de indexação.
Todavia, a correção (letra B) é um processo em que o controle é totalmente do indexador, visto que é este que, com base em seu julgamento prévio, executa a identificação e a seleção dos termos que serão utilizados para representar o conteúdo do material indexado.
Gabarito do Professor: Letra B