SóProvas


ID
5529652
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A judicialização da vida vem colocando em ação práticas cada vez mais segregativas. A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política. A questão central passa então a ser: como deixar morrer aquilo que não serve à vida?
Trata-se de uma gestão caracterizada por Michel Foucault como:

Alternativas
Comentários
  • Michel Foucault faz uma distinção entre BIOPOLÍTICA (regulamenteção da vida) e BIOPODER (impacto do poder político sobre a vida).

    Foucault = Biopoder

  • O biopoder congrega os dispositivos e tecnologias de poder utilizados para administrar/controlar as populações, por meio de técnicas, conhecimentos e instituições. Os biopoderes se ocupam da gestão da saúde, da higiene, da alimentação, da sexualidade, da natalidade e dos costumes, por exemplo.

    Resposta: E

  • A questão solicita conhecimentos sobre o Focault.

    Foucault trabalha com o conceito de biopoder, o qual “atua não em conformidade à lógica binária dos dominadores versus dominados. Não é da onisciência de um soberano-que-tudo-sabe que o poder emana ou conserva-se. Ele irradia-se de modo microfísico, sem possuir um centro permanente. As relações de força são móveis e suscetíveis de se modificarem, compõem arranjos transitórios dados a uma constante transfiguração."

    O poder exerce sobre a vida, de forma ambígua sobre a vida humana. Ao mesmo tempo que age de forma a melhoria contínua, multiplicação e incitação, o mesmo poder carrega consigo a neutralização de batalhas e os genocídios que a acompanham, equivalente a vida e morte. Conforme Furtado & Camila (2016):

    “... os confrontos travados ao longo dos dois últimos séculos testemunham a favor de crueldades sem precedentes. Massacres e extermínios são complementares a um poder que busca aperfeiçoar processos vitais. Se antes guerras eram iniciadas a fim de proteger o soberano, na era do biopoder a morte de uns assegura a existência de todos (Foucault, 1999)."

    Com relação aos demais itens:

    Necropolítica está relacionado ao conceito de biopoder, e pertence ao filósofo Achille Mbembe.

    Anomia é um conceito estabelecido por Émile Durkheim ne consiste em mostrar que algo na sociedade não funciona de forma harmônica

    Repressão está relacionada a oprimir algo a partir do controle pela força. 

    Soberania é o poder de um Estado-nação.

    Gabarito da professora: LETRA E.

    Fonte: Furtado, Rafael Nogueira & Camilo, Juliana Aparecida de Oliveira. (2016). O conceito de biopoder no pensamento de Foucault. Revista: Subjetividades (on-line)


  • A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política.

    Gab E

    biopoder

  • QUESTÃO: [...] A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida*, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política [...]

    *Biopoder é uma forma de governar a vida, em vigor desde o século 17, que busca otimizar um estado de vida na população para criar corpos economicamente ativos.

    Fonte:

    FURTADO, Rafael Nogueira; CAMILO, Juliana Aparecida de Oliveira. O conceito de biopoder no pensamento de Michel Foucault. Rev. Subj., Fortaleza , v. 16, n. 3, p. 34-44, dez. 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-07692016000300003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 mar. 2022. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.3.34-44.