SóProvas


ID
5530030
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando aspectos relevantes do complexo cenário mundial dos dias atuais, no qual coexistem avanços e retrocessos, julgue o item.


O que parecia impensável há algum tempo tornou-se realidade: a partir de um difícil consenso, os países possuidores de armas atômicas concordaram em desativar seus arsenais nucleares. 

Alternativas
Comentários
  • Cinco são considerados "estados com armas nucleares" (EAN), um estatuto reconhecido internacionalmente pelo Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Em ordem de aquisição de armas nucleares, estes países são: os Estados Unidos, Rússia (Estado sucessor da União Soviética), o Reino Unido, França e China. OBS: CONCERTEZA NÃO PENSAM EM DESATIVAR NEM TÃO CEDO, POIS ARMA É SINÔNIMO DE PODER.
  • ERRADO

    Conforme o regulamento do Tratado de Não Proliferação Nuclear, os cinco países podem manter suas armas atômicas, porém, jamais poderão repassar tecnologia de fabricação para outras nações. Esse tratado estabeleceu regras rígidas sobre o enriquecimento de urânio na Alemanha, Itália e Japão (países derrotados na Segunda Guerra Mundial).

    Os outros que participam da TNP podem realizar o enriquecimento de urânio somente para fins pacíficos (geração de energia), sendo inspecionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

    Há grandes suspeitas de os Estados Unidos e outros países ocidentais com relação ao programa nuclear do Irã, pois essas potências acusam o país de utilizar a tecnologia de enriquecimento de urânio com a intenção de fabricar armas atômicas. Já que o Irã faz parte do TNP e não realizou nenhuma experiência com armamento nuclear antes de 1967, ele é proibido, conforme o tratado, de possuir armas nucleares.

    SÓ SE VIVE UMA VEZ, COMPRE UM IPHONE 13!!!

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema os países possuidores de armas atômicas. Na afirmação é reforçado que esses países detentores desse arsenal nuclear concordaram em desativar suas usinas.
    É importante ressaltar que nas duas grandes guerras mundiais que ocorreram no século XX, mostraram uma grande relação entre força militar e o desenvolvimento técnico-científico. Durante os conflitos, os países mostram grande poder de fogo, e ousaram na fabricação de armas e instrumentos de guerras com poderes destrutivos. No final da guerra, em especial no ano de 1945, os EUA assolaram o mundo quando lançou bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, evidenciando o potencial de destruição que esse tipo de arsenal poderia causar no mundo.
    Com a Guerra Fria, e a iminência de uma Terceira Guerra Mundial, EUA e URSS, assustavam o mundo com as pesquisas, fabricações e desenvolvimentos de armas nucleares. Cedendo a pressão internacional, as duas grandes potências organizaram e elaboraram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que foi assinado em 1986 por 189 países.
    De acordo com as normas desse trato, apenas as nações que explodiram a bomba atômica antes do ano de 1967 tinham direito de possuir esse tipo de armamento. Além disso, o tratado proibia a fabricação de armas nucleares e apenas permitiu o desenvolvimento nuclear para fins pacíficos, como na produção de energia elétrica. Os países que podem ter esse armamento são: EUA, Rússia, Reino Unido, França e China. Desde então, esses países continuam produzindo essas armas nucleares, mas sem que haja ameaça de uso e fornecimento para outros países. 
    Na atualidade, esses países ainda continuam investindo na fabricação desse arsenal, e ainda é importante mencionar que algumas nações possuem bombas atômicas e não assinaram esse tratado, como é o caso da Índia, do Paquistão, Israel, Irã e Coreia do Norte.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.