SóProvas


ID
5530339
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRF-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um computador suporta três tipos de técnicas para operações de Entrada e Saída (E/S):
 Programada.
• Controlada por Interrupção.
 Acesso Direto à Memória (DMA).

Sobre essas técnicas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A técnica de E/S Acesso Direto à Memória (DMA) é mais eficiente das três e utiliza interrupções.
( ) A técnica de E/S Programada não aceita interrupções e, por isso, sobrecarrega menos o processador.
( ) A técnica de E/S Controlada por Interrupção permite um melhor aproveitamento do processador se comparada com a E/S Programada.
( ) A técnica de E/S Acesso Direto à Memória dispensa o uso do módulo de E/S.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • - E/S Programada = CPU lê constantemente o status do controlador e verifica se a operação acabou (Busy-waiting). CPU espera até o fim da operação, , a CPU principal lê ou escreve cada byte ou palavra e espera em um laço até que ela possa obter ou enviar o próximo dado.

     - CPU usa o mecanismo de inquirição (POLLING) para observar o bit de controle, entrando constantemente em loop para ver se o dispositivo está pronto.

    - E/S Dirigida por Interrupção = CPU é interrompida pelo módulo de E/S e ocorre transferência de dados. A CPU pode executar outras operações, a CPU inicia uma transferência de E/S para um caractere ou palavra e segue para outra atividade até que uma interrupção sinalize a conclusão daquela E/S.

    - É adequado para a movimentação de pequenas quantidades de dados, mas pode produzir um overhead alto quando usado na movimentação de dados de massa como no I/O de disco.

    - CPU não usa a inquirição para observar o bit de controle, mas em vez disso sofre uma interrupção quando o dispositivo está pronto para o próximo byte.

    - E/S por DMA (Acesso Direto à Memória) = Quando necessário, o controlador de E/S solicita ao controlador de DMA a transferência de dados de/para a memória. Nesta fase de transferência, não há envolvimento da CPU. Ao fim da transferência, a CPU é interrompida e informada da conclusão da transação.

    - Também faz Interrupção, um chip separado gerencia a transferência completa de um bloco de dados, ocorrendo uma interrupção somente quando o bloco for totalmente transferido.

    - Somente é gerada uma interrupção por bloco para informar ao driver do dispositivo que a operação foi concluída, em vez de uma interrupção por byte gerada para dispositivos de baixa velocidade. Enquanto o controlador do dispositivo está executando essas operações, a CPU está disponível para cumprir outras tarefas.

    - Essa técnica é mais comum e é conhecida como roubo de ciclo (CYCLE STEALLING), pois o módulo de DMA efetivamente rouba um ciclo do barramento.

    I = CONSTANTEMENTE EM LOOP, SOBRECARREGA = F

    IV = Não Dispensa o Controlador de E/S = F

    Meu resumo é baseado no Tanenbaum + Silberzschatz.

    GABARITO E.