SóProvas


ID
5531023
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O fim da segunda década do século chega diante de um profundo desafio sanitário, social e econômico global. Os impactos sociais, políticos e econômicos da pandemia de covid-19 aprofundaram os problemas da América Latina, a região mais desigual do mundo segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). 

Internet: <https://www.brasildefato.com.br>.

Com relação aos aspectos políticos e econômicos atuais da América Latina, julgue o item.


Sob a liderança do Brasil, países latino-americanos que participaram da Cúpula Latino-americana sobre Mudanças Climáticas solicitaram financiamento de organismos internacionais e intercâmbio de dívida externa em troca de resultados ambientais. 

Alternativas
Comentários
  • "Para enfrentar este desafio global, vários líderes latino-americanos solicitaram nesta quarta-feira financiamento de organismos internacionais e intercâmbio de dívida externa em troca de resultados ambientais durante a Cúpula Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas realizada virtualmente. O presidente Jair Bolsonaro não esteve presente e o Brasil não enviou outro representante (grifo meu)."

    Fonte: El País.

  • 08 de setembro de 2021

    Sem Bolsonaro, América Latina pede financiamento internacional para enfrentar as mudanças climáticas

    https://brasil.elpais.com/sociedade/2021-09-09/sem-bolsonaro-america-latina-pede-financiamento-internacional-para-enfrentar-as-mudancas-climaticas.html

  • O Brasil perdeu sua capacidade de liderança acerca das mudanças climáticas. A emissão de carbono devido às queimadas voltou a subir nos últimos 3 anos. O destaque do nosso país no cenário internacional é o retrocesso nas políticas ambientais capitaneadas pelo Governo Federal. Temos uma imagem internacional a ser resgatada no que tange às políticas de preservação e o protagonismo regional que nos é característico. Se ofendi alguém, escolha melhor seu candidato no ano que vem para não ter que ofender novamente.

  • Se tem uma coisa que esse desgoverno jamais faria é liderar uma cúpula sobre mudanças climáticas

  • Grandes acordos internacionais são fruto da união de interesses de diversas nações e representam a vitória da diplomacia e do multilateralismo sobre pretensões individuais nas relações internacionais. Acordos sobre o clima, armas, comércio, direitos humanos, ou qualquer outro tema que cause grande repercussão midiática devem ser acompanhados com atenção.   Sobre a Cúpula Latino-americana julgamos o item a seguir:

    Análise do item:

    A diplomacia brasileira sob o governo atual tem demonstrado uma tendência ao unilateralismo, alinhamento automático as posições norte-americanas durante o mandato do presidente anterior e distanciamento de países cujos líderes sejam de correntes políticas consideradas como adversárias. Desta forma o Brasil recusou-se a participar da Cúpula Latino-Americana sobre mudanças climáticas assim como ameaçou desistir de participar do Acordo de Paris sobre o mesmo tema.  
      GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • O governo Bolsonaro bateu o próprio recorde com relação ao desmatamento na Amazônia.

    Vale destacar que estamos falando de "recorde", ou seja, o maior índice dos últimos 10 anos...

    Fonte -Amazônia: governo Bolsonaro bate próprio recorde e floresta tem maior desmatamento em 10 anos | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

    GABARITO ERRADO

  • De fato, na Cúpula Latino-americana sobre Mudanças Climática, os países latino-americanos pediram o intercâmbio da dívida externa em troca de resultados ambientais. O erro está em afirmar que o pedido foi realizado sob a liderança do Brasil, já que o país não participou da cúpula e não enviou representante.

    Resposta: E