SóProvas


ID
5531029
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O fim da segunda década do século chega diante de um profundo desafio sanitário, social e econômico global. Os impactos sociais, políticos e econômicos da pandemia de covid-19 aprofundaram os problemas da América Latina, a região mais desigual do mundo segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). 

Internet: <https://www.brasildefato.com.br>.

Com relação aos aspectos políticos e econômicos atuais da América Latina, julgue o item.


A crise catapultada pela pandemia de coronavírus, somada à crise econômica que os países já vinham enfrentando com a baixa no preço das commodities, fez o Brasil ter um percentual de pobreza material similar ao da Argentina e ao da Venezuela.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da crise que o Brasil enfrenta, não é comparável a situação de seus vizinhos Argentina e Venezuela.

  • Apesar da crise que o Brasil enfrenta, não é comparável a situação de seus vizinhos Argentina e Venezuela.

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras.  Sobre os efeitos econômicos relacionados a pandemia de Covid 19 julgamos o item.

    Análise do item:

    Estes países vêm passando por um processo de deterioração de seus fundamentos econômicos que é bem anterior a pandemia e a deterioração da qualidade de vida no Brasil. Assim mesmo que por aqui a situação esteja bem ruim ainda não supera a degradação dos índices de qualidade de vida nestes países. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Calma! Apesar da crise causada pela pandemia, os índices de pobreza não chegam ao ser comparados aos seus vizinhos, como a Argentina e a Venezuela. É importante ressaltar que a Venezuela vive uma crise humanitária e pesquisas indicam que mais de 90% da população do país vive na pobreza.

    Resposta: ERRADO