SóProvas


ID
5531482
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão social é o conjunto de expressões de desigualdades, oriunda da formação da sociedade capitalista, consistindo na apropriação privada da riqueza socialmente produzida por uma classe, provocando o pauperismo de outra. Partindo dessa afirmativa, é CORRETO asseverar que o papel profissional da/o assistente social no que tange à questão social é:

Alternativas
Comentários
  • A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às políticas sociais (YASBEK, 2009). Como profissional inserido na divisão sociotécnica do trabalho, o assistente social é demandado a desenvolver ações como gestor e executor de políticas sociais, programas, projetos, serviços, recursos e bens no âmbito das organizações públicas e privadas, operando sob diversas perspectivas, como no planejamento e gestão social de serviços e políticas sociais, na prestação de serviços e na ação socioeducativa (YASBEK, 2009).

    Fonte:https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/download/9551/8057

  • Um dos maiores desafios enfrentados pelos assistentes sociais na atualidade: decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (p.20)

    Iamamoto

  • Conforme Iamamoto (2009, p. 12), “o exercício profissional é necessariamente polarizado pela trama” das relações sociais da sociedade capitalista. Então, o/a assistente social pode fomentar os “mecanismos de exploração e dominação, quanto, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, dar resposta às necessidades de sobrevivência das classes trabalhadoras”. Pautado em seu projeto ético-político profissional, o/a assistente social não deve, portanto, apenas seguir cegamente o que é institucionalmente requisitado, mas promover “o impulso ao protagonismo político dos sujeitos na articulação e defesa de suas necessidades e interesses coletivos na cena pública”. Portanto, desenvolver capacidades de realizar análise crítica das particularidades histórico-culturais e formulação de respostas criativas e propositivas que promovam e viabilizem os direitos da população que necessita de atendimento.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    C – Correta.

    A, B e D – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    IAMAMOTO, M. V. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.