Entende-se por “ inovação" a criação de “um produto ou um processo que seja novo para o mercado ou para a empresa, utilizando nova tecnologia. A inovação é um poderoso aliado para as empresas conseguirem maior competitividade tanto no mercado nacional como no internacional". Assim está dito na publicação Jornal da USP de abril de 2018.
O Brasil não ocupa boa posição no quesito inovação. Na verdade , entre as grandes empresas do mundo apenas uma é brasileira. Para que seja possível mudar tal situação, a inovação e o empreendedorismo devem ser práticas constantes nas universidades e não a repetição de técnicas estrangeiras e ou apenas seu desenvolvimento .
A maior sofisticação e melhor qualidade das tecnologias a partir de trabalhos nas universidades e laboratórios de pesquisa são importantes mas não suficientes para elevar a posição do Brasil no quesito em pauta.
Na verdade o setor privado investe pouco em pesquisas de inovação e, quando investe, os projetos contam com recursos do Estado.
Se ou quando o Estado diminui seu investimento por quaisquer motivos, os setores de pesquisa, que produzem inovações, sofrem retrocesso. Nos últimos anos no Brasil, por exemplo, as verbas para as entidades dedicadas à educação e pesquisa no país tem diminuído. A situação, então, não apresenta nenhuma melhoria.
A afirmação está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.