SóProvas


ID
5535895
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma aplicação Java deve oferecer suporte para que os serviços disponibilizados por objetos que consomem muitos recursos possam ser requisitados, indiretamente, pelas demais classes (clientes) dessa aplicação. As soluções para esse problema de design devem impedir que esses objetos sejam diretamente referenciados pelos clientes, pois eles só devem ser instanciados quando seus serviços forem realmente solicitados.
A solução que a equipe de desenvolvimento propôs irá fornecer substitutos para esses objetos reais, de modo a controlar o acesso a eles. As classes dos objetos reais e dos objetos substitutos devem implementar uma mesma interface. Dessa forma, os substitutos servirão de representantes dos objetos reais. Eles receberão requisições dos clientes e as delegarão aos objetos reais.
A solução proposta pela equipe de desenvolvimento foi baseada no padrão de projeto 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    a) facade: isolamos partes do sistema (sub-sistema) com o uso de uma fachada (façade) e somente através dela (passando por ela) é que temos acesso ao sub-sistema.

    b)adapter: é muito utilizado quando precisamos encaixar uma nova biblioteca de classes, adquirida de um fornecedor, em um sistema de software já existente, porém essas bibliotecas de classe do novo fornecedor são diferentes das bibliotecas de classes do fornecedor antigo. Como não temos o código do novo fornecedor e também não podemos alterá-la, o que pode ser feito é criar uma classe que faça essa adaptação, ou seja, ela é responsável por adaptar a interface do novo fornecedor ao formato que o sistema espera.

    c) proxy: Proxy é um padrão de projeto estrutural que fornece um objeto que atua como um substituto para um objeto de serviço real usado por um cliente. Um proxy recebe solicitações do cliente, realiza alguma tarefa (controle de acesso, armazenamento em cache etc.) e passa a solicitação para um objeto de serviço.

    O objeto proxy tem a mesma interface que um serviço, o que o torna intercambiável com um objeto real quando passado para um cliente.

    d) Bridge é um padrão de projeto estrutural que permite que você divida uma classe grande ou um conjunto de classes intimamente ligadas em duas hierarquias separadas—abstração e implementação—que podem ser desenvolvidas independentemente umas das outras.

    e) design de aplicaçao com estrutura de arvore