SóProvas


ID
5537335
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na Teoria da Deriva Continental, o meteorologista alemão, Alfred Wegener, afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa. Depois de milhões de anos, houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana e, a partir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.
<http://www.brasilescola.com/geografia/deriva-continental.htm>. (Fragmento)

Apesar de revolucionária para a época, a teoria de Alfred Wegener não foi aceita pela comunidade científica da época em que foi lançada, porque nela não havia provas de como os:

Alternativas
Comentários
  • Apesar das evidências, a teoria da Deriva Continental, proposta por Wegener, não foi bem recebida pela comunidade científica da época, pois ele não conseguiu explicar a força que fraturou a litosfera e impulsionou os continentes. Havia um clima de intenso debate sobre a questão na época e os físicos convenceram maioria dos geólogos de que as camadas da Terra eram muito rígidas para que a deriva continental ocorresse. Somente na década de 1960, mais de trinta anos depois da morte de Wegener, o tema voltou a ser abordado. O desenvolvimento de sonares de alta precisão permitiu o mapeamento do fundo do oceano por meio de expedições submarinas. Tal mapeamento foi revolucionário na área do conhecimento geológico, pois ele revelou grandes cadeias de montanhas contínuas situadas nos oceanos entre os continentes.

    Gabarito: Letra D

  • Rumo à PMES!!!