A rentabilidade não se confunde com a lucratividade: a lucratividade relaciona o Lucro com as vendas, assim, podemos ter como exemplo a margem líquida, em que se calcula o Lucro líquido dividido pelas vendas líquidas; já a rentabilidade, a relação ocorre entre o lucro e o capital investido, como ocorre no cálculo da rentabilidade do ativo, em que se divide o Lucro Líquido pelo Ativo Total. (Análise empresarial e Financeira, Professor Fernando Aprato, baseado na doutrina de Assaf Neto). O autor defende que quando se deseja considerar a remuneração do capital próprio, usa-se apenas o lucro líquido; quando deseja-se considerar a remuneração do capital de terceiro, deve-se adicionar ao lucro líquido às despesas financeiras. Portanto, LETRA C (LL + DESPESA FINANCEIRAS/ATIVO TOTAL).
a) ERRADA, as aplicações dos recursos da entidade. r: Aplicações de recursos representam o ativo.
b) ERRADA, as origens dos recursos da entidade. r: Origens de recursos representam o passivo.
c) Correta, a remuneração que a entidade oferece a seus financiadores.
d) ERRADA, a distribuição do resultado obtido pela entidade. r: É feita a partir do lucro líquido e não tem relação com despesas financeiras.
e) ERRADA, os valores que transitaram pelo Caixa. r: Despesas financeiras são valores não desembolsáveis e que não transitam pelo caixa.