SóProvas


ID
5538289
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na elaboração de um parecer sobre a situação contábil de uma entidade, um analista realizou a análise horizontal e a análise vertical do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício e calculou indicadores de análise.


O analista observou que as mesmas conclusões da análise vertical da demonstração do resultado do exercício podem ser obtidas pela análise 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    A análise vertical das demonstrações contábeis retorna ao analista a proporção de cada conta ou grupo de contas no total do grupo ou da demonstração.

    A mesma lógica se aplica aos indicadores de lucratividade, em que há divisão, por exemplo:

    i. lucro líquido/receita operacional líquida = margem líquida;

    ii. lucro bruto/receita operacional líquida = margem bruta; etc.

  • A) ERRADO, vertical do balanço patrimonial. 

    r: Vertical do balanço irá encontrar a composição e proporção de contas somente patrimoniais.

    b) errado, horizontal da demonstração do resultado do exercício. 

    r: A vertical relaciona uma conta a outra no mesmo exercício; a horizontal irá identificar a evolução das contas de resultado entre os exercício.

    c) errado, dos indicadores de rentabilidade.

    r: a rentabilidade é calculada relacionando determinando montante ao patrimônio líquido, podendo ser, ou não, contas de resultado; o PL é conta patrimonial e por isso não tem relação com a análise vertical do resultado. Como exemplo, temos o retorno sobre o patrimônio líquido (LL/PL).

    d) correto, dos indicadores de lucratividade.

    r: Indicadores de lucratividade relacionam o lucro com as vendas líquidas, saldos extraídos diretamente do resultado e por isso tem relação com a análise vertical da DRE. Como exemplo, temos a margem operacional (lucro operacional/vendas líquidas); margem líquida (lucro líquido/vendas líquidas); margem bruta (lubro bruto/vendas líquidas). Todos esses valores são extraídos na DRE.

    Atenção: os índices são distribuídos entre: índice de endividamento; índice de liquidez; quocientes de imobilização do capital; e índice de rentabilidade. Porém, dentro dos índices de rentabilidade estão os cálculos de lucratividade (LL/Vendas Líquidas) e de rentabilidade (Relação com PL).

    e) errado, dos indicadores dos prazos médios.

    r: é necessário fazer relação com as contas patrimoniais.

  • A questão é sobre a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE e seus indicadores de desempenho.

    O artigo 187 da Lei n.º 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a DRE. No atual Código Civil Brasileiro, a DRE corresponde ao "resultado econômico", cujo levantamento é obrigatório, de acordo com o artigo 1.179.

    A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

    Disto, vamos analisar as alternativas da questão.

    A) Errada. A análise vertical do balanço patrimonial é o processo onde é analisada a estrutura de composição de um grupo ou subgrupo de determinados elementos patrimoniais.

    B) Errada. A análise horizontal da demonstração do resultado do exercício é o processo desenvolvido com a finalidade de calcular a variação de um ou mais elementos em determinados períodos, buscando estabelecer tendências, se houve crescimento real ou não desse elemento.

    C) Errada. A análise dos indicadores de rentabilidade se baseia no lucro líquido e tem seu resultado em valor percentual. Ele serve para medir o retorno que um investimento pode proporcionar ao negócio, ou seja, há contas patrimoniais e de resultado nessa análise.

    D) Certa. A análise dos indicadores de lucratividade verifica o lucro com as vendas líquidas, saldos extraídos diretamente do resultado e por isso tem relação com a análise vertical da DRE.

    E) Errada. A análise dos indicadores dos prazos médios permitem conhecer a política de compra e venda adotada pela empresa, podendo, dessa forma, constatar a eficiência com que os recursos alocados estão sendo administrados, contribuindo também para a interpretação da liquidez e rentabilidade da empresa.


    Fontes:

    Site portaldecontabilidade.

    Lei n.º 6.404/1976.

    Lei n.º 10.406/2022.


    Gabarito do Professor: Letra D.