-
Trata-se da diferença entre regime de caixa e de competência.
Segundo o regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento, enquanto, no regime de caixa, a confrontação das receitas com as despesas deve ser realizada considerando as entradas e as saídas de caixa no período.
⟹ Resolução: Assinale a opção que indica a situação em que a receita mensal contabilizada pelo Regime de Competência e pelo Regime de Caixa é a mesma.
A- Incorreta- Venda a prazo de passagem aérea para ser utilizada imediatamente só afeta o regime de competência.
B- Correta- Venda de curso mensal de informática, cujo pagamento ocorre no último dia útil do mês das aulas, afeta tanto o regime de caixa como de competência dentro do mês na mesma data.
C- Incorreta- Venda à vista de plano trimestral em uma academia, inicialmente, só afeta o regime de caixa. Somente ao longo dos 3 meses é que impacta o regime de competência.
D- Incorreta- Venda à vista de assinatura anual de revista, inicialmente, só afeta o regime de caixa. Somente ao longo dos 12 meses é que impacta o regime de competência.
E- Incorreta- Recebimento de dinheiro por encomenda de roupa que ficará pronta em dois meses, inicialmente, só afeta o regime de caixa. Somente ao longo dos 2 meses é que impacta o regime de competência.
Gabarito: Letra B.
-
Alguém pode detalhar melhor essa questão? Pra mim com exceção da alternativa C as demais me parece que afetam os dois, queria entender melhor. :(
-
Corroborando..
Gabarito: Letra B - Venda de curso mensal de informática, cujo pagamento ocorre no último dia útil do mês das aulas. (Ocorre no mesmo mês)
-----------------------------------------------------------------------------------------------.
Regime de Competência
- Reconhece a receita quando ocorre a venda, com entrega da mercadoria ou prestação do serviço;
- Reconhece despesa quando incorrida, independentemente de ter sido paga ou não.
- Fato gerador
Regime de Caixa
- São as datas de recebimentos e pagamentos que determinam os registros.
-
Gabarito: Letra B.
Primeiramente, relembrando o que preconizam ambos os princípios:
- Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
- O Regime de caixa, por sua vez, apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.
Assim, no regime de competência, o fato gerador é "quem manda na parada". Sei que muita gente já está cansada das explicações acerca desse assunto, porém, pensando na galera que ainda não massificou a coisa, vamos exemplificar.
Imagine que você tenha uma empresa e resolva adiantar, em janeiro, o pagamento de um empregado por um serviço que ele só vai prestar em março. Pergunta: quando ocorrerá o fato gerador? Ora, em março. Pois esse será o mês que ocorrerá a afetiva prestação do serviço. Logo, no mês de março será contabilizada a receita. Por isso o princípio fala "independente do momento em que são realizadas". Porque o que importa é fato gerador, e não se entrou grana.
No regime de caixa é diferente. Pois a lógica é meio que: entrou grana? Então contabiliza. No exemplo anterior, a contabilização da receita seria em janeiro, pois foi o mês que entrou money.
Dado esse rodeio todo, agora fica mais tranquilo saber a situação em que a receita mensal contabilizada pelo Regime de Competência e pelo Regime de Caixa é a mesma.
Reparem a letra B.
Em síntese, o camarada usava o serviço (curso) e pagava ao final do mês. Nesse momento a receita é reconhecida, pois o fato gerador dela já ocorreu (uso do curso). Dessa forma, ao mesmo tempo que a receita é reconhecida pelo regime de competência, ela também será contabilizada pelo regime de caixa, pois entrou grana!
__
Equívocos, reportem.
Sigamos!