SóProvas


ID
5538889
Banca
VUNESP
Órgão
SES - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, itinerário de comunicações, vinculação e subordinação. O tipo de organograma mais completo e usual, que permite melhor entendimento dos componentes da estrutura, tais como a responsabilidade e a autoridade, proporcionando uma visualização clara da departamentalização de uma empresa e o seu nível hierárquico é o

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    Achei ser letra C, mas a diferença do ''LINEAR'' para o ''ESTRUTURAL'' é que o LINEAR não tem como foco principal o grau hierárquico, mas sim as diferentes atividades.

    Pelas IMAGENS no Google dá pra ver a diferença entre eles.

    FONTE: BLOG WOLI

  • organograma estrutural é o método utilizado para documentar a hierarquia de cargos dentro de uma organização. Nele estão descritas as funções necessárias para dar conta das demandas de uma empresa, assim como as relações de poder entre seus profissionais.

  • O organograma linear não se prende à apresentação da linha hierárquica na empresa. Esse modelo tem por objetivo demonstrar as relações entre as diversas atividades da organização, apresentando os responsáveis por cada uma delas.

    O organograma estrutural é o método utilizado para documentar a hierarquia dos cargos  dentro de uma organização. Nele estão descritas as funções necessárias para dar conta das demandas de uma empresa, assim como as relações de poder entre seus profissionais.

    linear---- relações entre as atividades e os responsáveis por elas

    estrutural ------ relações de poder, hierarquia dos cargos

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Organizacional, sendo mais especificamente cobrado o organograma estrutural.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Primeiramente, é imperioso ressaltar que a estrutura organizacional está relacionada com a função organização do processo administrativo.

    Chiavenato (2018) versa que “a estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas". (Chiavenato, 2018, pág. 505.)

    Neste contexto, tem-se o estabelecimento de modo formal da estrutura organizacional pode ser visualizada por meio de organograma, sendo assim, a representação gráfica da estrutura organizacional.

    O organograma representa os grupamentos de unidades/departamentos e os conecta com linhas cheias ou linhas tracejadas, sendo possível representar verticalmente as conexões de autoridade e horizontalmente as conexões de coordenação.

    Ademais, é por meio do organograma que todos os indivíduos envolvidos reconhecem a sua posição hierárquica e suas responsabilidades. Existem vários tipos de organogramas que se diferenciam de acordo com a estrutura organizacional, os quais podem apresentar maior ou menor riqueza de detalhes.

    Os organogramas mais comuns são: Estrutural, Circular ou Setorial, Radial ou Solar, Informativo e Linear de Responsabilidade.

    Nesta esteira, conforme exposto por Araújo (2001), a técnica de elaboração de organograma indicada para organizações tradicionais, as quais representam a maioria das organizações, é conhecida como organograma estrutural.

    Para facilitar o entendimento, apresentamos a imagem a seguir que demonstra um exemplo de organograma estrutural, a qual foi retirada da prova CEBRASPE (CESPE) - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFF) / Administração / 2018.


    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra E, uma vez que o tipo de organograma mais completo e usual, que permite melhor entendimento dos componentes da estrutura, tais como a responsabilidade e a autoridade, proporcionando uma visualização clara da departamentalização de uma empresa e o seu nível hierárquico é o organograma estrutural.


    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.

    ARAÚJO, L. C. G. de. Organização & Métodos: São Paulo, Atlas, 1994, pág. 171.


    Gabarito do Professor: Letra E.