Trefilação: Consiste em fazer passar o material através de uma ferramenta, utilizando-se uma força de tração aplicada na saída da matriz. Apesar das forças aplicadas serem de tração, as forças que efetivamente promovem a conformação são compressivas, resultantes da reação entre a matriz e o material. O processo de trefilação é sempre realizado a frio, mas deve-se considerar que existe um certo aumento de temperatura durante a operação, em função tanto das deformações internas sofridas pelo material bem como pelo atrito gerado entre o material e a superfície da ferramenta.
Como a trefilação é feita a frio sofre o efeito de encruamento, tornando-se mais duros e resistentes.
O processo de trefilação reduz o material a um diâmetro que não se pode conseguir com outro processo.
Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear(movimento de avanço), enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento. Alternativamente a ferramenta pode avançar em direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada.
Estampagem: Processo realizado geralmente a frio, que compreende um conjunto de operações por meio das quais uma chapa é submetida de modo a adquirir uma nova forma geométrica, plana ou oca. Consiste em todas as operações de corte e conformação de materiais metálicos planos, a fim de lhe conferir a forma e a precisão desejada, sem a presença de defeitos superficiais (Ex: rugosidades ou riscos) ou estruturais (Ex: trincas). Para melhorar o rendimento do processo, é importante que se tenha boa lubrificação. Com isso reduzem-se os esforços de conformação e o desgaste do material.
Extrusão: Consiste basicamente em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz. É classificada como processo de compressão indireta, pois são as paredes internas da ferramenta que provocam, devido a reação à pressão do pistão, a ação de compressão sobre o tarugo.
Forjamento:
a)Martelos de forja, que deformam o metal através de rápidos golpes (carga de impacto) na superfície do mesmo;
b)Prensas, que deformam o metal submetendo-o a uma compressão gradual.