SóProvas


ID
5540212
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O princípio bibliográfico que orienta a construção dos códigos de catalogação, determinando que o vocabulário utilizado na descrição e nos pontos de acesso deve estar de acordo com o da maioria dos usuários, é o:

Alternativas
Comentários
  • A) Princípio da exatidão

    Não existe, o que existe é o princípio da precisão:

    "Os dados bibliográficos e de autoridades devem ser uma representação exata da entidade descrita."

    B) Princípio da integração

    "As descrições para todo o tipo de recursos e formas controladas de qualquer tipo de entidade deverão se basear o máximo possível em um conjunto comum." 

    C) Princípio da representação

    "Uma descrição deve representar o recurso tal como aparece. As formas controladas dos nomes de pessoas, entidades coletivas e famílias devem se basear na maneira como estas entidades se auto denominam. As formas controladas dos títulos de obras devem se basear na forma com que aparece na primeira manifestação da expressão original. Se isso não for possível, deve-se usar a forma comumente utilizada nas fontes de consulta."

    D) Princípio da significância

    "Os elementos dos dados devem ser relevantes para a descrição, dignos de menção e permitir a diferenciação entre entidades."

    E) Uso comum

    "O vocabulário utilizado nas descrições e pontos de acesso devem estar em concordância com a maioria dos usuários."

    Gabarito: E

    Fonte:

    https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/cataloguing/icp/icp_2016-pt.pdf

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre a catalogação. 

    A Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação (PIC) da IFLA publicada em 2016 tem como escopo orientar o desenvolvimento dos códigos de catalogação e as decisões dos catalogadores. 

    A declaração define 13 princípios gerais a serem seguidos no desenvolvimento de um código de catalogação. 

    O princípio Uso comum (letra E) aponta que o vocabulário utilizado nas descrições e pontos de acesso devem estar em concordância com a maioria dos usuários. Este princípio observa a importância do catalogador falar a mesma língua que a comunidade de usuários, observando os regionalismos linguísticos, os jargões técnicos e científicos e o vocabulário utilizado em determinado campo. 

    Gabarito do Professor: Letra E .