-
Em 1986, por solicitação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, a Biblioteca do Senado Federal assumiu a responsabilidade pela edição regular da Bibliografia Brasileira de Direito. Publicada inicialmente em papel, teve a sua primeira versão em CD-ROM, em 1996. Atualmente, a Bibliografia Brasileira de Direito está disponível apenas na versão virtual, como uma base de dados da Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI.
Gab. C
Fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/biblioteca/sobre-a-biblioteca/missao-historico
-
Informações importantes sobre a BBD para concursos:
- A BBD é uma bibliografia nacional especializada que merece especial atenção, pois bem cobrada em concursos, especialmente do judiciário ou legislativo.
- A responsável por sua edição é a Biblioteca do Senado (antes já foi o IBICT, então IBBD).
- É uma bibliografia seletiva.
- É gerada a partir do catálogo bibliográfico da Rede RVBI, com centenas de milhares de referências de materiais bibliográficos existentes nos acervos das bibliotecas da RVBI.
- Inclui: livros, capítulos de livros e artigos de periódicos sobre Direito brasileiro ou estrangeiro, publicados no Brasil, em português ou em outro idioma, e artigos de jornais publicados no suplemento Direito e Justiça, do Correio Braziliense.
- Está disponível online, no catálogo coletivo das bibliotecas da RVBI, com atualização diária (sendo, portanto, corrente).
fonte: BRASIL. Senado Federal. Pesquisa. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2020.
-
Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as fontes de informação jurídicas.
A Bibliografia Brasileira de Direito é atualmente uma bibliografia corrente disponível no sistema RVBI, recebendo atualizações periódicas (muitas vezes diárias), sendo atualmente editada pela Biblioteca do Senado Federal (letra C).
A Biblioteca do Senado Federal é responsável pela sua publicação desde 1986, tendo herdado esta responsabilidade do IBICT.
Gabarito do Professor: Letra C .