O Meio Ambiente sofre, como sempre sofreu, ação dos seres vivos, sejam eles racionais ou irracionais. Porém, os seres humanos são aqueles que interferem de forma premeditada, modificando a natureza de acordo com as suas necessidades e ambições. Animais irracionais raramente trazem efeitos negativos para seu habitat, enquanto o homem destrói o meio ambiente, em nome de uma determinada concepção de “ progresso".
Há muito pouco tempo a comunidade humana começou a perceber que a natureza não está a “seu serviço" e que fazemos parte de um Todo integrado, no qual a sobrevivência de uns está ligada à de outros elementos da biosfera. A expressão desta percepção – tardia – é o Relatório Brundtland , publicado em 1987, com o nome de “ Nosso Futuro Comum" . A então primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, coordenou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente criada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Conferência de Estocolmo, de 1972.
Impacto ambiental é o nome dado a uma modificação causada no meio ambiente devido à ação humana. Toda e qualquer atividade humana causa um impacto no ambiente, que pode ser negativo ou positivo. Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A ciência busca caminhos para evitar ou minimizar tais ações negativas ao meio ambiente e que podem inviabilizar a vida humana no planeta.
Portanto, é possível determinar que a afirmativa apresentada na questão está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.