SóProvas


ID
5541046
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um aspecto marcante do mundo, nos dias atuais, é a velocidade das mudanças que ocorrem em todos os setores. Da política à economia, na forma como as sociedades se organizam, tudo se transforma rápida e profundamente. Considerando essa realidade, julgue o item.

A economia globalizada praticamente acabou com a desigualdade entre países e entre as classes sociais.  

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A concentração de renda mostra-se cada vez mais acentuada com o avanço da globalização, as localidades mais desenvolvidas conseguem tirar proveito em detrimento de outras ainda em desenvolvimento ou subdesenvolvidas.

  • Aumentou.

    "Os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres".

  • Globalização : Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político.

    1. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta

    Nascimento : Aldeia Global , um mundo globalizado onde tudo está interligado.

    Tipos de Globalização : 3 tipos de globalização 

    1. econômica : O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, como por exemplo, o Mercosul e a União Europeia

    O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional

    • período de maior intensificação 

    a Terceira Revolução Industrial (conhecida também como "Revolução Técnico-Científica"

    1. cultural : A aproximação entre as diferentes nações do mundo também proporcionou aculturação 

    aculturação : quando vários elementos culturais são misturados, criando uma espécie de "mutação das culturas".

    1. informação : O desenvolvimento das tecnologias de informação, com destaque para o advento da internet, foi o principal responsável pelo surgimento do conceito deste tipo de globalização

    Pontos negativos

    1. Exploração da matéria-prima e da mão de obra barata (quando países desenvolvidos se instalam em países mais pobres);
    2. Disseminação de atividades criminosas e ilegais que antes concentravam-se apenas em uma determinada região para todo o resto do mundo;
    3. Uso da internet como veículo para atividades ilegais como a prostituição, a pedofilia, o tráfico de drogas, armas e animais, o aumento de organizações criminosas, a "lavagem de dinheiro" e, consequente, aumento dos "paraísos fiscais".

    @studyeduzinho

  • ERRADO

    ACABOU COM A DESIGUALDADE....

    ESTUDAR É UM CAMINHO QUE POUCOS PERMANECEM.CONTINUE!!!

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a economia globalizada e a sua relação com a desigualdade no mundo, seja entre países e entre as classes sociais.

    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa compreender o conceito de Globalização e suas causas, junto com as suas consequências econômicas no mundo.

    Globalização é um processo que consiste na total ou parcial integração entre os países e suas localidades através da expansão e otimização dos meios de transporte e comunicação. Por conta desse avanço, trocas culturais, comerciais e econômicas se tornaram mais constantes e mais ágeis em todo o Planeta.
    Graças aos meios de transporte mais avançados podemos viajar para países em outros continentes ou consumir produtos e mercadorias de outras nações. Com o avanço dos meios de comunicação podemos ver séries e produções de outros países, ou podemos ficar antenados a informações em tempo real que ocorrem do outro lado do mundo, o que comprova o termo aldeia global, o que remete à ideia que a intensificação da integração mundial tornou o planeta "menor".
    Entretanto, embora tenha trazido aspectos positivos com os avanços nos meios de transporte e comunicação, a Globalização acentuou as disparidades econômicas entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Como esse processo originou a intensificação das trocas comerciais e econômicas, a divisão internacional do trabalho foi acentuada, expandindo ainda mais as desigualdades no mundo.
    Ou seja, países subdesenvolvidos concentrados em maioria na Ásia, na África e na América Latina são responsáveis pelo fornecimento de matérias-primas baratas para as potências econômicas mundiais (China, EUA, Japão, União Europeia) que são detentoras e produtoras de tecnologias de alto valor agregado. Portanto, é uma relação de lucro, pois esses países mais ricos compram matérias-primas baratas, e vendem esses recursos já transformadas em valores mais altos, gerando um grande acúmulo de riquezas e capitais e aumentando ainda mais as desigualdades de países mais periféricos.
    A âmbito social, a Globalização intensificou ainda mais a desigualdade econômica entre as classes sociais, uma vez que os mais ricos ou indivíduos com poder de compra são os consumidores dos avanços tecnológicos e das tendências inovadoras que são lançadas nessa era da tecnologia, restringindo então o consumo a essas classes sociais.
    Nesse sentido, a consolidação da globalização econômica intensificou a desigualdade nessas áreas e aumentou a desigualdade socioeconômica entre as classes sociais.
    Portanto, a afirmativa está ERRADA.

    Gabarito do Professor: ERRADO.