O ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - define refugiados como
“ .. pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados."
Neste primeiro quartel do século XXI, o quantitativo de refugiados, originados de regiões em guerra ou onde estão sendo levadas a cabo perseguições por conta de diferenças étnicas, religiosas ou políticas, aumentou de forma significativa, gerando em vários momentos o que é chamado de “ crise dos refugiados", embora grandes movimentos migratórios e crises de refugiados não sejam fenômenos novos na história da humanidade.
A ONU considera esta a pior crise humanitária do século, sendo este também o maior fluxo de refugiados desde a II Guerra Mundial. Em 2016, o grupo de pessoas que se deslocou de seus países fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,6 milhões . O número registrou alta de 10,3% em comparação com 2014, depois de uma estabilidade entre 1996 e 2011.
Tais refugiados buscam possibilidades de sobrevivência e de melhoria de condições de vida em regiões mais ricas e mais seguras. O maior fluxo busca países europeus de alto padrão de vida.
Na Europa a Alemanha é país europeu mais procurado por refugiados. Nos primeiros seis meses de 2021 mais de 25% dos novos pedidos de refúgio ou asilo se dirigiram a Berlim, sendo que a maioria dos solicitantes é da Síria.
No entanto, não são todos os governos europeus que se disponibilizam a receber refugiados , havendo até mesmo barreiras em fronteiras para evitar sua entrada como entre a Áustria e a Itália, entre a Grécia e a Macedônia, entre Bulgária e Turquia entre outros .
A razão dada é que há dificuldade de empregos e disponibilização de sistemas de saúde e de educação para atender a população local e os refugiados.
Além disso há preconceito na Europa contra refugiados, primordialmente contra os muçulmanos, vindos da África ou do Oriente Médio, o que lhes dificulta a vida nos novos países.
Portanto , a afirmativa está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.