SóProvas


ID
5541115
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Complexo e contraditório, o cenário do mundo contemporâneo comporta ideias, ações e comportamentos distintos, às vezes convergentes, não raro conflituosos. Justamente por assim ser, ele torna a política ainda mais fundamental. Acerca dessa realidade, julgue o item.

Por uma decisão política bastante criticada, o Brasil deixou de fazer parte da ONU.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Brasil ocupará assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023. Será a 11ª vez que o país integrará o mais importante órgão responsável pela segurança coletiva internacional. A última vez foi no biênio 2010-2011.

    A decisão foi tomada em eleições ocorridas nessa sexta-feira (11), em Nova York, na 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nas quais o Brasil recebeu 181 votos.

    No Conselho de Segurança, o Brasil buscará traduzir em contribuições tangíveis a defesa da paz e da solução pacífica das controvérsias, entre outros princípios inscritos na Constituição Federal de 1988 e na Carta das Nações Unidas. O país pretende, ainda, fortalecer as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento.

    O Brasil estará em posição privilegiada para atestar o compromisso com a reforma do conselho, para resguardar a legitimidade da atuação das Nações Unidas diante dos múltiplos e complexos desafios enfrentados pela comunidade internacional.

    O Conselho de Segurança é formado por 15 países com direito a voto. Sendo que apenas Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia são membros permanentes e têm poder de veto. Os outros 10 assentos são temporários.

    SEMPRE BUSQUE SUPERAR SEUS LIMITES, ESTUDE E PROVE PARA TODOS VOCÊ É INDESTRUTÍVEL. VÁ ESTUDAR!!!!

  • Sobre a relação entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas julgamos o item a seguir.

    Análise do item:
    Organizações multilaterais se popularizaram no mundo após a catástrofe da Segunda Guerra Mundial e possuem como objetivo fomentar a diplomacia e a tomada de decisões internacionais de forma multilateral evitando desequilíbrios de poder que podem causar tensões e conflitos armados ou não. Estão entre seus principais representantes a Organização das Nações Unidas ONU os blocos de nações e as organizações temáticas como a Organização Mundial do Comércio OMC, da Organização Mundial da Saúde OMS entre outras. O Brasil na condição de membro da ONU desde sua fundação não poderia deixar a organização assim sem um amplo debate que legitimasse tal medida  tão extrema por parte de praticamente toda a população e instituições nacionais.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.