SóProvas


ID
5541568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

    Paulo, servidor de determinado órgão público, recebeu a seguinte mensagem em seu email corporativo.

Assunto: Seu dispositivo está infectado e hackeado.

    Oi! Eu tenho más notícias para você. Há alguns meses tive acesso aos dispositivos que você usa para navegar na Web. Instalei um cavalo de Troia nos sistemas operacionais de todos os dispositivos que você usa para acessar seu email (celular, computador e tablet). 
    Eu bloqueei o acesso aos seus sistemas por meio de criptografia de todas as suas informações, tais como imposto de renda, fotos e arquivos de trabalho. Tenho acesso a todos os seus arquivos, como, por exemplo, o arquivo curriculum.docx no diretório Meus documentos. Para comprovar, veja a última data de atualização desse arquivo — está datado no mês de agosto deste ano. 
    Posso publicar todos os seus dados pessoais na nuvem, incluindo os dados financeiros e, ainda, deixar seus arquivos indisponíveis para sempre.
    Acho que você não quer que isso aconteça, pois será um verdadeiro desastre em sua vida. Vamos resolver assim: você me transfere $ 1.000,00 (em bitcoin equivalente à taxa de câmbio no momento da transferência) e, assim que a transferência for recebida, eu removerei imediatamente o vírus de sua máquina e devolverei seu acesso.  
    Minha carteira bitcoin para pagamento é 123456789abcdef. Se eu descobrir que você compartilhou esta mensagem com outra pessoa ou avisou à polícia, destruirei seus arquivos e sua privacidade financeira para sempre e todos os seus dados se tornarão públicos.

Considerando essa situação hipotética e assuntos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Infere-se do email apresentado, especialmente do trecho “Eu bloqueei o acesso aos seus sistemas por meio de criptografia de todas as suas informações, tais como imposto de renda, fotos e arquivos de trabalho”, que se trata de um ataque por trojan, o qual é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, torna inacessíveis os dados armazenados, sem o conhecimento do usuário. 

Alternativas
Comentários
  • Ransomware

  • GABARITO ERRADO

    O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.

    FONTE:https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/06/o-que-e-ransomware.ghtml

    Trojans tamb´em podem ser instalados por atacantes que, ap´os invadirem um computador, alteram

    programas j´a existentes para que, al´em de continuarem a desempenhar as func¸ ˜oes originais, tamb´em

    executem ac¸ ˜oes maliciosas.

    FONTE: CERTBR - cartilha de segurança na internet.

  • GABARITO: ERRADO

    Ransomware > ele torna os dados armazenados indisponíveis e exige um pagamento para restabelecer o acesso. É a famosa extorsão virtual. Temos dois tipos:

    Ransomware Locker: impede o acesso ao equipamento

    Ransomware Crypto: impede o acesso os dados utilizando criptografia (caso da questão).

    De fato o TROJAN é um programa que além de executar as funções para as quais foi projetado, ele executa funções maliciosas. Além disso, temos diversos tipos de cavalos de troia: downloader, dropper, backdoor, DOS, destrutivo, clicker, proxy, spy e banker. Ocorre que para que o trojan inicie sua execução ele deve, necessariamente, ser executado pelo usuário, ou seja, caso o usuário não o execute ele não conseguirá iniciar suas ações maliciosas. Normalmente os trojans vem anexados em arquivos de e-mail (cuidado com leitores de e-mail que executam automaticamente os arquivos anexados).

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • ERRADO

    Realmente, o  trojan é um programa que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, executa também ações prejudiciais. Porém, quem torna inacessíveis os dados armazenados e exige resgate é o Ransomware.

  • ERRADA

    1. CAVALO DE TROIA (TROJAN) programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário
    2. RANSOMWARE programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário;
  • Gabarito: ERRADO

    RANSOMWARE:

    Código malicioso que torna inacessível os dados de um equipamento, geralmente criptografando, e exige o pagamento de RESGATE para fornecer os dados descriptografados. 

    TIPOS DE RANSOMWARE:

    •  CRYPTO: Impede o acesse aos dados armazenados no equipamento infectado.
    • LOCKER: Impede o acesso ao equipamento, ou seja, o bloqueia por completo.

    Cavalo de Troia

    • Programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável , mas que, na verdade, são prejudiciais, pois  executam mais funções  além daquelas que aparentemente ele foi projetado.
    • Contém códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados. 
    • Não infecta outros arquivos e não se replica
  • Bloqueio por CRIPTOGRAFIA Ransomware.

  • ► Ransomware é um programa malicioso de computador que criptografa os dados do computador e exige pagamento para o resgate (geralmente em moeda virtual). Melhor forma de evitar perda dos arquivos é por meio de backup.

    Questões para fixar:

    (CESPE) - Ransomware é um tipo de malware que cifra os arquivos armazenados no computador da vítima e solicita um resgate para decifrá-los. (C)

    (CESPE) - Ransomware é uma praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate. (C)

    (CESPE) - Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário, a saber, trata-se de uma espécie de extorsão virtual. (C)

    (CESPE) - Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se ransomware. (C)

    (CESPE) - Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, .docx ou .xlsx, são utilizados como vetor de infecção por ransomware, um tipo de software malicioso que encripta os dados do usuário e solicita resgate. (C)

  • Quando falar de criptografia lembrar do ransomware, neste tipo de ataque os dados são criptografados e o invasor exige que vc pague o "resgate".

  • ERRADO

    Trojan, também conhecido como cavalo de Troia (em inglês Trojan horse), é um malware que executa ações em um computador criando uma porta para uma possível invasão sem a autorização do usuário. ... Um trojan age como a história do Cavalo de Troia, por isso a comparação.

    Os trojans podem ser usados ​​por um invasor para vários fins maliciosos, como abrir backdoors, assumir o controle do dispositivo da vítima, roubar dados do computador infectado e enviá-los ao invasor, baixar e executar no computador ou dispositivo da vítima um software malicioso adicional, entre outras ações.

    ESTUDE, PARA QUE SEJA UM(a) OFICAL!!!

  • Minha contribuição.

    O Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual. Ele pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam: através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link; ou explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.

    Atualmente, existem dois tipos de ransomware:

    -Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    -Ransomware Crypto: impede que você acesse dados no equipamento infectado.

    Esse segundo tipo utiliza criptografia para impedir que o usuário tenha acesso aos dados. Além de infectar o equipamento, ele também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também. Para se proteger, recomenda-se manter o sistema operacional e os programas instalados com todas as atualizações aplicadas; ter um antivírus instalado; e ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos. Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados, pois – se seu equipamento for infectado – a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. Em geral, o pagamento é feito utilizando moedas digitais (Ex.: Bitcoin), de modo que se torne não-rastreável, e infelizmente não garante o restabelecimento do acesso aos dados.

    ransom = resgate

    ransomware = software de resgate

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Questão ERRADA

    isso e ransomware, trojan e cavalo de troia

    Ransomware criptografia os dados do usuario!!

  • Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

  • O programa que, provavelmente, possibilitou a entrada do atacante foi o trojan horse, porém o programa que foi instalado e criptografa os dados é um ransomware.

    VAMOS VENCER!!!

  • ERRADO!

    Se trata de Ransomware.

  • ERRADO, MOTIVO: Esse tipo de ataque é um "Ransomware". É só vc imaginar aquela velha com a cara de ranço que aparece naquele jogo do labirinto e mete um susto na gente, com a palma da mão aberta e a outra indicando que ela quer algo, no caso dinheiro pra liberar o acesso novamente.
  • Infere-se do e-mail apresentado, especialmente do trecho “Eu bloqueei o acesso aos seus sistemas por meio de criptografia (sempre associar ao ransomware) de todas as suas informações, tais como imposto de renda, fotos e arquivos de trabalho”, que se trata de um ataque por trojan, o qual é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, torna inacessíveis os dados armazenados, sem o conhecimento do usuário. 

    Trojan entra no pc disfarçado como um programa comum e legítimo. Adapta-se e possibilita a abertura de porta de forma que crackers possam invadir seu pc.

    Ransomware é usado para extorsão. Quando um dispositivo é atacado com sucesso, o malware bloqueia a tela ou criptografa os dados armazenados no disco e um resgate é exigido com detalhes para pagamentos sendo mostrados para a vítima.

  • essa já esta manjada

  • Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (bitcoin) para restabelecer o acesso ao usuário.

    O pagamento normalmente é em bitcoin por não ser rastreável e da mais segurança para o criminoso.

    ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:

    -através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;

    -Explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.

    Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, .docx, .doc, .pdf, .jpg, etc. , são utilizados como vetor de infecção por ransomware,

    Existem dois tipos de ransomware:

    -Ransomware Locker (LOCAOUT): impede que você acesse o equipamento infectado.

    -Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

    importante! → Além de infectar o equipamento, o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

    A PREVENÇÃO É FEITA ATRAVÉS DE BACKUP ATUALIZADOS!

  • Minha mãe sempre dizia que trojan era cavalo de troia kkk

  •  o trojan é um programa que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, executa também ações prejudiciais. Porém, quem torna inacessíveis os dados armazenados e exige resgate é o Ransomware.

    fonte: Colegas Qconcursos

  • Malware utilizado: ransomware.

    Objetivo: criptografa os dados/arquivos/pastas do usuário e pede um valor a título de resgate, a ser pago, normalmente, em bitcoin.

  • o trojan é um programa que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, executa também ações prejudiciais. Porém, quem torna inacessíveis os dados armazenados e exige resgate é o Ransomware.

    fonte: Colegas Qconcursos

  • O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.

    FONTE:https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/06/o-que-e-ransomware.ghtml

    Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram

    programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executam ações maliciosas.

    FONTE: CERTBR - cartilha de segurança na internet.

  • RANSONWARE ----> "Sequestro de dados" - COBRA RESGATE (em moeda digital).

    Usa CRIPTOGRAFIA ---> No arquivo - CRYPTO

    ---> No dispositivo - LOCKER

  • O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor.

    Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.

  • ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.

    ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam: através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link; explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.

    Uma vez que algum arquivo do  esteja infectado, o malware codificará os dados do usuário, em segundo plano, sem que ninguém perceba. Quando tudo estiver pronto, emitirá um pop-up avisando que o PC está bloqueado e que o usuário não poderá mais usá-lo, a menos que pague o valor exigido para obter a chave que dá acesso novamente aos seus dados.

    Fonte: O que é Ransomware? | Notícias | TechTudo

  • Ransonware

    Gaba E

  • Infere-se do email apresentado, especialmente do trecho “Eu bloqueei o acesso aos seus sistemas por meio de criptografia de todas as suas informações, tais como imposto de renda, fotos e arquivos de trabalho”, que se trata de um ataque por trojan, o qual é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado,( torna inacessíveis os dados armazenados, sem o conhecimento do usuário.) nesse trecho do texto ele confunde as informações, pois estas descritas são atribuições do ransomware.