-
Ransomware
-
GABARITO ERRADO
O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.
FONTE:https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/06/o-que-e-ransomware.ghtml
Trojans tamb´em podem ser instalados por atacantes que, ap´os invadirem um computador, alteram
programas j´a existentes para que, al´em de continuarem a desempenhar as func¸ ˜oes originais, tamb´em
executem ac¸ ˜oes maliciosas.
FONTE: CERTBR - cartilha de segurança na internet.
-
GABARITO: ERRADO
Ransomware > ele torna os dados armazenados indisponíveis e exige um pagamento para restabelecer o acesso. É a famosa extorsão virtual. Temos dois tipos:
Ransomware Locker: impede o acesso ao equipamento
Ransomware Crypto: impede o acesso os dados utilizando criptografia (caso da questão).
De fato o TROJAN é um programa que além de executar as funções para as quais foi projetado, ele executa funções maliciosas. Além disso, temos diversos tipos de cavalos de troia: downloader, dropper, backdoor, DOS, destrutivo, clicker, proxy, spy e banker. Ocorre que para que o trojan inicie sua execução ele deve, necessariamente, ser executado pelo usuário, ou seja, caso o usuário não o execute ele não conseguirá iniciar suas ações maliciosas. Normalmente os trojans vem anexados em arquivos de e-mail (cuidado com leitores de e-mail que executam automaticamente os arquivos anexados).
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
ERRADO
Realmente, o trojan é um programa que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, executa também ações prejudiciais. Porém, quem torna inacessíveis os dados armazenados e exige resgate é o Ransomware.
-
ERRADA
- CAVALO DE TROIA (TROJAN) programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário
- RANSOMWARE programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário;
-
Gabarito: ERRADO
RANSOMWARE:
Código malicioso que torna inacessível os dados de um equipamento, geralmente criptografando, e exige o pagamento de RESGATE para fornecer os dados descriptografados.
TIPOS DE RANSOMWARE:
- CRYPTO: Impede o acesse aos dados armazenados no equipamento infectado.
- LOCKER: Impede o acesso ao equipamento, ou seja, o bloqueia por completo.
Cavalo de Troia
- Programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável , mas que, na verdade, são prejudiciais, pois executam mais funções além daquelas que aparentemente ele foi projetado.
- Contém códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados.
- Não infecta outros arquivos e não se replica
-
Bloqueio por CRIPTOGRAFIA → Ransomware.
-
► Ransomware é um programa malicioso de computador que criptografa os dados do computador e exige pagamento para o resgate (geralmente em moeda virtual). Melhor forma de evitar perda dos arquivos é por meio de backup.
Questões para fixar:
(CESPE) - Ransomware é um tipo de malware que cifra os arquivos armazenados no computador da vítima e solicita um resgate para decifrá-los. (C)
(CESPE) - Ransomware é uma praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate. (C)
(CESPE) - Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário, a saber, trata-se de uma espécie de extorsão virtual. (C)
(CESPE) - Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se ransomware. (C)
(CESPE) - Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, .docx ou .xlsx, são utilizados como vetor de infecção por ransomware, um tipo de software malicioso que encripta os dados do usuário e solicita resgate. (C)
-
Quando falar de criptografia lembrar do ransomware, neste tipo de ataque os dados são criptografados e o invasor exige que vc pague o "resgate".
-
ERRADO
Trojan, também conhecido como cavalo de Troia (em inglês Trojan horse), é um malware que executa ações em um computador criando uma porta para uma possível invasão sem a autorização do usuário. ... Um trojan age como a história do Cavalo de Troia, por isso a comparação.
Os trojans podem ser usados por um invasor para vários fins maliciosos, como abrir backdoors, assumir o controle do dispositivo da vítima, roubar dados do computador infectado e enviá-los ao invasor, baixar e executar no computador ou dispositivo da vítima um software malicioso adicional, entre outras ações.
ESTUDE, PARA QUE SEJA UM(a) OFICAL!!!
-
Minha contribuição.
O Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual. Ele pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam: através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link; ou explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
Atualmente, existem dois tipos de ransomware:
-Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
-Ransomware Crypto: impede que você acesse dados no equipamento infectado.
Esse segundo tipo utiliza criptografia para impedir que o usuário tenha acesso aos dados. Além de infectar o equipamento, ele também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também. Para se proteger, recomenda-se manter o sistema operacional e os programas instalados com todas as atualizações aplicadas; ter um antivírus instalado; e ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos. Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados, pois – se seu equipamento for infectado – a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. Em geral, o pagamento é feito utilizando moedas digitais (Ex.: Bitcoin), de modo que se torne não-rastreável, e infelizmente não garante o restabelecimento do acesso aos dados.
ransom = resgate
ransomware = software de resgate
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Questão ERRADA
isso e ransomware, trojan e cavalo de troia
Ransomware criptografia os dados do usuario!!
-
Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
-
O programa que, provavelmente, possibilitou a entrada do atacante foi o trojan horse, porém o programa que foi instalado e criptografa os dados é um ransomware.
VAMOS VENCER!!!
-
ERRADO!
Se trata de Ransomware.
-
ERRADO, MOTIVO: Esse tipo de ataque é um "Ransomware". É só vc imaginar aquela velha com a cara de ranço que aparece naquele jogo do labirinto e mete um susto na gente, com a palma da mão aberta e a outra indicando que ela quer algo, no caso dinheiro pra liberar o acesso novamente.
-
►Infere-se do e-mail apresentado, especialmente do trecho “Eu bloqueei o acesso aos seus sistemas por meio de criptografia (sempre associar ao ransomware) de todas as suas informações, tais como imposto de renda, fotos e arquivos de trabalho”, que se trata de um ataque por trojan, o qual é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, torna inacessíveis os dados armazenados, sem o conhecimento do usuário.
►Trojan entra no pc disfarçado como um programa comum e legítimo. Adapta-se e possibilita a abertura de porta de forma que crackers possam invadir seu pc.
►Ransomware é usado para extorsão. Quando um dispositivo é atacado com sucesso, o malware bloqueia a tela ou criptografa os dados armazenados no disco e um resgate é exigido com detalhes para pagamentos sendo mostrados para a vítima.
-
essa já esta manjada
-
Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (bitcoin) para restabelecer o acesso ao usuário.
O pagamento normalmente é em bitcoin por não ser rastreável e da mais segurança para o criminoso.
O ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:
-através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;
-Explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, .docx, .doc, .pdf, .jpg, etc. , são utilizados como vetor de infecção por ransomware,
Existem dois tipos de ransomware:
-Ransomware Locker (LOCAOUT): impede que você acesse o equipamento infectado.
-Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
importante! → Além de infectar o equipamento, o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.
A PREVENÇÃO É FEITA ATRAVÉS DE BACKUP ATUALIZADOS!
-
Minha mãe sempre dizia que trojan era cavalo de troia kkk
-
o trojan é um programa que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, executa também ações prejudiciais. Porém, quem torna inacessíveis os dados armazenados e exige resgate é o Ransomware.
fonte: Colegas Qconcursos
-
Malware utilizado: ransomware.
Objetivo: criptografa os dados/arquivos/pastas do usuário e pede um valor a título de resgate, a ser pago, normalmente, em bitcoin.
-
o trojan é um programa que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, executa também ações prejudiciais. Porém, quem torna inacessíveis os dados armazenados e exige resgate é o Ransomware.
fonte: Colegas Qconcursos
-
O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.
FONTE:https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/06/o-que-e-ransomware.ghtml
Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram
programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executam ações maliciosas.
FONTE: CERTBR - cartilha de segurança na internet.
-
RANSONWARE ----> "Sequestro de dados" - COBRA RESGATE (em moeda digital).
Usa CRIPTOGRAFIA ---> No arquivo - CRYPTO
---> No dispositivo - LOCKER
-
O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor.
Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.
-
O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.
O ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam: através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link; explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
Uma vez que algum arquivo do esteja infectado, o malware codificará os dados do usuário, em segundo plano, sem que ninguém perceba. Quando tudo estiver pronto, emitirá um pop-up avisando que o PC está bloqueado e que o usuário não poderá mais usá-lo, a menos que pague o valor exigido para obter a chave que dá acesso novamente aos seus dados.
Fonte: O que é Ransomware? | Notícias | TechTudo
-
Ransonware
Gaba E
-
Infere-se do email apresentado, especialmente do trecho “Eu bloqueei o acesso aos seus sistemas por meio de criptografia de todas as suas informações, tais como imposto de renda, fotos e arquivos de trabalho”, que se trata de um ataque por trojan, o qual é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado,( torna inacessíveis os dados armazenados, sem o conhecimento do usuário.) nesse trecho do texto ele confunde as informações, pois estas descritas são atribuições do ransomware.