-
Senhores,
Descordo com o gabarito da questão, considero que deveria ser errada a resposta.
Gostaria que dessem uma olhada na matéria publicada em fevereiro de 2013 pela revista "O Setor Elétrico", título da matéria "Condutor de alumínio ou de cobre?" página 130, por João J. A. de Paula; segue o link da matéria: http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/revista-eletronica/book/46-fevereiro2013/3-2013.html
Nela o autor expõe vários motivos pelos quais se utiliza condutores de cobre ao invés de alumínio nas instalações elétricas de baixa tensão. Desde questões historicamente financeiras, segurança contra incêndio nas instalações, etc.
-
Também discordo, o cobre apresenta menor resistividade que o alumínio logo conduz melhor a corrente elétrica. A questão de ser mais ou menos flexível é a característica que distingue cabo de fio.
-
concordo tb, apesar do aluminio nao poder ser usado ele é mais flexivel que o cobre!
-
GABARITO CORRETO.
Vantagens do cobre
Maior resistência aos fatores externos como oxidação e corrosão galvânica. Essas características reduzem o risco de superaquecimento das fiações. Além disso, o cobre é mais maleável que o alumínio, favorecendo o uso para aplicações e instalações em que fios flexíveis são necessários ou desejáveis. Outro ponto é o fato de que a maioria das estruturas existentes já são de cobre e as conexões cobre-cobre são muito mais confiáveis que alumínio-cobre.
Vantagens do alumínio
Comparativamente, o alumínio já chegou a ser oito vezes mais barato que um equivalente de cobre. Além disso, o condutor de alumínio tem metade do peso do seu correspondente de cobre. A terceira maior vantagem desses condutores é resistir melhor à deformação. Todas essas características reduzem os custos do uso desse material em grandes transmissões, pois as torres podem ser menos robustas e o espaçamento entre elas pode ser maior.