SóProvas


ID
5544490
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing

Acerca da evolução das técnicas de relações públicas no mundo contemporâneo da Internet, julgue o item.

O jornalismo líquido foi potencializado pelo sucesso das redes sociais, principalmente do Facebook e do Twitter.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma adaptação ao jornalismo das teorias do sociólogo polonês , autor do best seller , no qual ele defende a tese de que a sociedade contemporânea já não vive mais agarrada a coisas sólidas e tem que se acostumar com uma realidade fluida, onde tudo é mutável e multifacético.

    A idéia do jornalismo líquido é muito interessante porque ela transplanta para a profissão toda a complexidade do novo ambiente social no qual estamos começando a viver. Um exemplo é o processo de contextualização de uma notícia, na qual o jornalista pesquisa causas, conseqüências, beneficiados e prejudicados. Neste processo geralmente o profissional acaba enfrentando uma grande perplexidade, porque descobre diferentes percepções e interpretações de um mesmo fato ou processo, sem ter tempo para examiná-los em detalhe.

    Um dos maiores pesquisadores do chamado jornalismo liquido é o professor holandês , que acaba de publicar um texto, ainda não traduzido para o inglês, onde ele analisa a crise na imprensa mundial e a desorientação que tomou conta de muitos jornalistas em conseqüência das mudanças radicais no ambiente de trabalho provocadas pela inovação tecnológica e pela internet.

  • certa

    (...) Neste sentido, jornalismo líquido é uma expressão que pode ser entendida em dois níveis. No primeiro, de cunho conceitual, evidencia o declínio do Jornalismo como instituição mediadora, a exemplo de outras tantas instituições como Estado, Igreja, escola ou mesmo família. Com tal enfoque, a expressão jornalismo líquido foi utilizada por Mark Deuze (2006) em um artigo para questionar a legitimidade e a credibilidade ainda pretendida pelo campo jornalístico. No segundo nível, referente ao jornalismo enquanto prática social, a expressão refere-se aos fluxos noticiosos que emergem entre sites diversos, muitos dos quais extrapolam as redações institucionais, mas que realmente se inserem no circuito noticioso.

    (...) O jornalismo líquido é antes um cenário instável, em aberto, permeado por um contínuo de mudanças que aparentemente desencadeiam um processo de alargamento das fronteiras do campo, cujo ponto de equilíbrio ainda é uma questão que permanece em aberto. (...)

    fonte:file:///C:/Users/55619/AppData/Local/Temp/375-Texto%20do%20Artigo-1844-1790-10-20121019.pdf