SóProvas


ID
5546173
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Padre Antônio Vieira dedicou um número significativo dos seus Sermões aos povos africanos, aos seus descendentes escravizados no Brasil e a sua cultura. Nessas pregações encontra-se a tese filosófico-teológica legitimadora da escravidão, isto é, os africanos foram escravizadores porque:

Alternativas
Comentários
  • A ideia quanto à escravidão africana, tão solene e fortemente defendida pela Igreja Católica e pelo Papa, sob a alegação de que o cativeiro era uma espécie de benção para os pretos – há um capítulo denominado Paraíso dos Pretos...

    Eles não estavam relutantes quanto a conversão ao catolicismo, eles estavam relutantes em serem escravizados, e para "acalmá-los", a elite baiana da época chamou o padre para dar sermões a eles, na tentativa de catequizá-los convencendo de que estão aqui sofrendo como Cristo havia sofrido, e que eram filhos predilétos de Maria, entre outras coisas....

    https://www.cartacapital.com.br/politica/antonio-vieira-e-o-doce-inferno-dos-negros/

  • B - Não aceitaram a conversão ao Catolicismo..

  • A alternativa ser a letra B não faz tanto sentido quando você analisa a história.

    O enunciado fala sobre a legitimação da escravização, então pq os escravos que se convertiam a fé cristã não eram libertos?

  • Essa questão não tem gabarito. Fui pesquisar sobre o tema em Vieira, e o fundamento teológico toca em pontos como serem os africanos filhos de Cam e de seu sofrimento como escravizados espelhar o do próprio Cristo, sendo assim seus preferidos. Não é porque não se converteram, e mesmo convertidos deveriam seguir subjugados pois era o sofrimento que lhes garantia a salvação. A banca quis afetar erudição e acabou só fazendo uma questão mal feita.

  • gabarito totalmente equivocado