SóProvas


ID
5546911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que diz respeito à origem da vida e à evolução humana, julgue o item subsequente. 

Espécies de fósseis relacionados à linhagem humana apresentam características do esqueleto associadas à adaptação ao bipedalismo, como modificações na coluna, na bacia, no crânio, nos membros e nos pés, as quais são exclusivas dessa linhagem e existem apenas nesses fósseis e no homem moderno.

Alternativas
Comentários
  • Pergunta mal formulada, na minha opinião.

    Diversas espécies de mamíferos, aves e répteis têm modificações que podem ou não estar relacionadas às adaptações ao bipedalismo. Dizer que essas adaptações só ocorreram nos ancestrais relacionados à linhagem humana me parece muito presunçoso, mas quem sou eu...

  • A questão pede que se analise o item sobre características de adaptação ao bipedalismo em espécies de fósseis, com relação à evolução humana e à origem da vida. Ao comparar o desenvolvimento e anatomia de alguns indivíduos, é possível determinar um grau de parentesco existente entre eles. Algumas semelhanças entre organismos indicam que determinados órgãos evoluíram de um mesmo órgão ancestral, e quando essas estruturas apresentam a mesma origem embrionária e anatomia semelhantes, elas são consideradas homólogas (ex. pata dianteira de mamíferos). Quando essas estruturas possuem origem embrionária e anatomia diferentes, porém realizam a mesma função, elas são consideradas análogas (ex. asas de aves e insetos). O bipedalismo, ou bipedismo, é a capacidade de sustentação do corpo apenas sobre dois membros. Uma das hipóteses para o surgimento do bipedalismo foi a de liberar as mãos (membros superiores) para a realização de outras tarefas, como manusear ferramentas e carregar alimentos. Apenas o homem e toda a linhagem de aves se encaixa no bipedalismo, apesar de outras espécies também apresentarem a posição bípede em diversos momentos da vida. Fatores como uma vértebra adicional, o osso pélvico da bacia, o tecido muscular, o posicionamento de membros superiores e inferiores, e a anatomia e sustentação do crânio, conseguem manter o corpo mais ereto e conceder essa posição apenas sobre os dois membros inferiores. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

     

    Fonte da imagem: site papodeprimata.com.br

     

    Espécies de fósseis relacionados à linhagem humana apresentam características do esqueleto associadas à adaptação ao bipedalismo, como modificações na coluna, na bacia, no crânio, nos membros e nos pés, as quais são exclusivas dessa linhagem e existem apenas nesses fósseis e no homem moderno.

    Algumas espécies possuem essas características para o bipedalismo, especialmente uma linhagem inteira de aves, que são espécies que se locomovem apenas sobre dois membros, existindo modificações nas vértebras, bacia, membros, pés e crânio que auxiliam a manter o corpo nessa posição. Essas são características exclusivas dessa linhagem de estruturas homólogas, que desempenham papel fundamental ao bipedalismo. Portanto, esse item está correto.


    Gabarito do Professor: CERTO.