SóProvas


ID
55471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Ipojuca - PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos e às tecnologias de segurança da
informação em ambientes eletrônicos, julgue os itens que se
seguem.

Entre os princípios básicos de segurança da informação, destacam-se a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • A Base da segurança da informação agrega 4 componentes, que resultam na sigla CIDA: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade e Autenticidade. A questão menciona 3 componentes que estão entre esses 4, correta!
  • Complementando Denize...CONFIDENCIALIDADE: garantia de que os dados só serão acessados por pessoas autorizadas, normalmente detentoras de login e senha que lhes concedem esses direitos de acesso.INTEGRIDADE: garantia de que a informação não foi alterada durante seu trajeto do emissor ao receptor ou durante o armazenamento.DISPONIBILIDADE: garantia de que um sistema estará sempre disponível quando necessário.AUTENTICIDADE: garantia da identidade de uma pessoa(física ou jurídica) ou de um servidor com quem se estabelece uma transação.;)
  • Com todo respeito às colegas, mas existe mais um, senão vejamos:Integridade: garantia de que as informações trocadas nas transações eletrônicas não foram alteradas no caminho que percorreram.Confidencialidade: garantia de que somente as pessoas ou organizações envolvidas na comunicação possam ler e utilizar as informações transmitidas de forma eletrônica pela rede. Autenticidade: garantia de identificação das pessoas ou organizações envolvidas na comunicação. Disponibilidade: garantia de que os sistemas estarão disponíveis quando necessários.Não-repúdio: garantia de que o emissor de uma mensagem ou a pessoa que executou determinada transação de forma eletrônica não poderá posteriormente negar sua autoria.
  • Iran, a questão versa sobre os princípios básicos da S.I. O não-repúdio é uma consequencia dos tres conceitos (CID) reunidos. Ou seja, se uma informação possui confidencialidade, integridade e disponibilidade, quem a criou não pode dizer que não a criou.

  • Complementando, o processo Mneumônico ajuda: CIDA-NÃO
  • O  Não-repúdio está dentro do princípio básico da AUTENTICIDADE!!

    Ou seja, quando uma mensagem é autenticada, mediante a utilização da assinatura digital, não se pode negar ser o autor da mesma.

    Bons estudos!

  • C I D A

    ---> confidencialidade 

    ---> integridade

    ---> disponibilidade

    ---> autenticidade

  • Lembrar de CIDAN: 1- CONFIDENCIALIDADE; 2- INTEGRIDADE; 3- DISPONIBILIDADE; 4- AUTENTICIDADE; 5 NÃO REPÚDIO(tbm chamado de IRRETRATABILIDADE)
  • CERTO

  • CERTO


    DISPONIBILIDADE

    Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.



    INTEGRIDADE:

    Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.



    CONFIDENCIALIDADE:

    Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.



    AUTENTICIDADE:

    Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade). Normalmente não entre como um dos pilares da segurança da informação, mas fica aqui para fechar o mnemônico DICA.


  • Famosa CIDA!

    confidencialidade 

    integridade

    disponibilidade

    autenticidade

  • Nill Brasil