SóProvas


ID
5550007
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com KISHIMOTO e OLIVEIRAFORMOSINHO, em relação à perspectiva de Vygotsky e Piaget sobre a imaginação, analisar os itens abaixo:


I. A imaginação, enquanto atributo simbólico, encontra-se na imitação.

II. A imaginação é o atributo mais importante no brincar.

III. Nas brincadeiras de faz de conta, predominam as regras explícitas.

IV. Nem todos os jogos possuem regras.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • I. A imaginação, enquanto atributo simbólico, encontra-se na imitação.

    II. A imaginação é o atributo mais importante no brincar.

    III. Nas brincadeiras de faz de conta, predominam as regras explícitas. (pelo que já li, está muito rigido esse item, não considero certo.)

    IV. Nem todos os jogos possuem regras. (se não há regras explicitas, pode haver inplicitas, mas sempre haverá regras, eu acho, eu n vi nada disso nos meus etudos)

  • [...] necessariamente, tudo o que nos cerca e foi feito pelas mãos do homem, todo o mundo da cultura, diferentemente do mundo da natureza, tudo isso é produto da imaginação e da criação humana que nela se baseia. Qualquer invenção, grandiosa ou pequena”, diz Ribot, “antes de firma-se, de realizar-se de fato, manteve-se íntegra como uma construção erigida na mente, por meio de novas combinações ou correlações, apenas pela imaginação ( VYGOTSKY, 1996, p. 14) (Grifos nossos).

    Deste modo a construção do imaginário criativo como instrumento humanizador deu-se pela necessidade de construir uma relação pautada no desenvolvimento da autonomia, da participação dos sujeitos através das interações interpessoais, sociais, interativas e afetivas e as relações com os meio e os signos de aprendizagem, assim como estas trazem a dinâmica de se trabalhar ativamente (em contato) com os mesmos instrumentos, instrumentos estes aos quais englobam-se as múltiplas linguagens, a imaginação, a curiosidade e a alteridade. Assim dando vez e voz a criança constatamos que a comunicação entre os sujeitos libera o imaginário criativo na construção do conhecimento dos sujeitos, integrando ambos os lados a um mundo infantil, que necessita ser mais instigados nas instituições de educação Infantil.

    https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20213_9461.pdf