SóProvas


ID
5552359
Banca
Aroeira
Órgão
Prefeitura de Luziânia - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    A romaria dos carros de boi na festa do Divino Pai Eterno em Trindade (GO) tem sido uma das referências religiosas da cultura goiana. Essa manifestação, atualmente, é reconhecida como Patrimônio Cultural brasileiro, um “símbolo de tradição e devoção, que reúne anualmente centenas de fiéis em uma comovente celebração religiosa”.
(Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4184. Acesso em: 18 out. 2021).

Acerca da caracterização dessa tradição em Goiás, marque a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D"

    O evento tem origem na década de 1840, quando o casal de lavradores Ana Rosa e Constantino Xavier encontraram um medalhão com a figura da  no então arraial de Barro Preto e se iniciou um movimento de devoção àquela imagem.

    Com o passar dos anos, a romaria se consolidou e continuou se expandindo, tendo passado por um processo de institucionalização no final do século XIX e adaptando-se às ordens eclesiásticas no decorrer do século XX. Desde então, inúmeros templos de adoração ao  foram construídos e tornaram-se símbolo da festa, como a , o  e o Novo Santuário Basílica.

    Ao constar a propagação das práticas religiosas, inclusive a própria festa, o bispo  incentivou a construção de uma capela ainda maior em 1888, administrada por uma comissão de leigos. Esse grupo se autointitulou a Irmandade, responsável pela organização de programas festivos no arraial, como missas, novenas e feiras livres.

    Uma das maneiras mais tradicionais de comparecer à festa é por meio do carro de boi. Desde o início da celebração, partir pelas estradas por vários dias exigia dos romeiros que procurassem formas de carregar abastecimentos, e a prática de arrear animais foi a alternativa mais estabelecida. Durante os nove dias de festa, centenas de carros de boi desfilam pelas ruas da cidade rumo ao Carreiródromo de Trindade, localizado no Parque Municipal Lara Guimarães, costume reconhecido pelo  como Patrimônio Cultural do Brasil.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Divino_Pai_Eterno

  • A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, é uma das mais importantes do Estado e reúne, todos os anos, fiéis de todo o Brasil, e até de outros países. A romaria teria começado em 1840, no arraial de Barro Preto, que deu lugar ao município. Na época, moradores encontraram uma medalha de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. O fato levou várias pessoas ao local. Com o tempo, surgiu a romaria. A Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2016. O antigo medalhão foi substituído por uma imagem semelhante, esculpida em madeira pelo artista plástico Veiga Valle. Mesmo representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), a festa é em louvor ao Divino Pai Eterno. A festividade ocorre entre a última semana de junho e o primeiro domingo de julho. Ainda hoje se mantém a tradição de desfile de carros de boi. Também é comum que fiéis peregrinem a pé até Trindade. Entre Goiânia e a capital da fé, por exemplo, o trajeto possui 18 quilômetros e a GO-060 foi batizada de Rodovia dos Romeiros.

    Fonte: https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html.

  • Ainda que surgida de um legado familiar, e com as graças obtidas pelo povo simples, a festa religiosa em Trindade produziu, historicamente, símbolos partilhados pela sociedade goiana de modo geral. Por isso, a patrimonialização.

  • Tem uma imagem que retrata fielmente essa história da alternativa, pesquisem por: Vitral retrata o encontro do medalhão do Divino Pai Eterno.

  • Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade está na lista de bens imateriais "Festa do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, é um evento cultural que acontece anualmente em Trindade, Goiás. Trata-se de uma celebração religiosa tradicional que transcorre por nove dias, da última sexta-feira de junho ao primeiro domingo de julho, atraindo católicos de todo o país ao município. A festa é registro de um catolicismo popular, marcado pela romaria, sendo a maior peregrinação da Região Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil. Altamente rentável para a cidade de Trindade, em sua maior edição, em 2019, a Festa do Divino Pai Eterno recebeu mais de 3,2 milhões de turistas."

    https://www.buser.com.br/glossario/eventos/festas/festa-do-divino-pai-eterno

    A) ERRADA: A Romaria ao Divino Pai eterno não é sustentada por leigos, mas sim pelos fiéis.

    B) ERRADA: Não há predomínio privado. Há demonstração pública de fé. A identidade do povo está ligada a essa simbologia.

    C) ERRADA: Não há multiplicidade de credos. É uma festa tipicamente Cristã católica.

    D) CERTA: Ainda que surgida de um legado familiar, e com as graças obtidas pelo povo simples, a festa religiosa em Trindade produziu, historicamente, símbolos partilhados pela sociedade goiana de modo geral. Por isso, a patrimonialização.