SóProvas


ID
5553871
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.
É com imenso prazer que vemos encaminhar pelo presente, o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia, contendo solicitação de recursos no âmbito do Programa Saúde da Voz, nos termos das normas definidas por esse Conselho. 

Alternativas
Comentários
  • Leia-se o trecho com destaque em vermelho:

    "É com imenso prazer que vemos encaminhar pelo presente, o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia, contendo solicitação de recursos no âmbito do Programa Saúde da Voz, nos termos das normas definidas por esse Conselho." 

    Além da falta de impessoalidade, denunciada no trecho "é com imenso prazer", a forma verbal "vemos" é o pretérito perfeito do modo indicativo do verbo "ver". A ação contida no trecho é notoriamente no presente, de modo que ela, a forma verbal, deve ser trocada por "vimos", o presente do indicativo do verbo "vir". O outro erro está mais adiante, na vírgula imediatamente após o substantivo "presente".

    Errado.

  • Gabarito: errado

    Solicita-se julgamento da adequação gramatical da passagem:

    "É com imenso prazer que vemos encaminhar pelo presente, o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia, contendo solicitação de recursos no âmbito do Programa Saúde da Voz, nos termos das normas definidas por esse Conselho."

    Há dois erros presentes na passagem, respectivamente: a forma verbal "vemos" é primeira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo "ver", e deve ser substituída pela mesma conjugação do verbo "vir"/"vimos", adequado ao sentido do contexto enunciativo; a vírgula posta após "presente" é inadequada, separando a construção verbal "vimos encaminhar" de seu objeto "o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia".

  • No trecho final (nos termos das normas definidas por esse Conselho. ) Fiquei na dúvida, seria por esse conselho ou por este conselho?

    Desde já grato pelo auxílio.

  • Então, Cláudio, esse é um assunto que depende de um contexto, que, por muitas vezes, como é o caso da questão, não fica claro. Ou seja, em questões de Redação Oficial geralmente o que define o gabarito são outros aspectos textuais, mas só para que fique claro, segue a dica:

    este, esta, estes, estas (variáveis) e isto (invariável) são pronomes de primeira pessoa.

    esse, essa, esses, essas (variáveis) e isso (invariável) são pronomes de segunda pessoa.

    aquele, aquelas, aqueles, aquelas (variáveis) e aquilo (invariável) são pronomes de terceira pessoa.

    Os pronomes servem para situar as ideias de espaço, o tempo e o texto.

    Os pronomes de primeira pessoa, de um modo geral, referem-se a algo que ainda vai ser ou que já está sendo explorado no texto (relação catafórica). Exemplo: "Este dia de hoje entrará para a história." ou ainda "Estas questões que apresentaremos agora são princípios basilares do projeto em questão: amor, carinho e fraternidade."

    Os pronomes de segunda pessoa, de um modo geral, retomam uma ideia já abordada (relação anafórica), por exemplo: "Os vândalos sempre sujam as ruas. Esse é um problema que não pode ser ignorado." Perceba que o "Esse" retoma os problema já relatado.

    Os pronomes de terceira pessoa, de um modo geral, retomam uma ideia distante, já explorada pelo texto, vejamos: "¹Brasil e ²China possuem modelos penais distintos. Enquanto ²esta adota a pena de morte, ¹aquele nem ao menos autoriza a prisão perpétua.

    "aquele" retoma "Brasil"

    "esta" retoma "China"

    Perceba, no exemplo acima, que o pronome de primeira pessoa "esta" está retomando uma ideia já trabalha no texto, isso está correto? Sim. Explico: Nos casos em que temos a retomada de duas ideias em sequência, os pronomes de primeira pessoa assumem função anafórica, função de regra vista nos pronomes de segunda pessoa. Ou seja, caso a retomada for somente de uma ideia (próxima), os pronomes adequados a serem usados são os de segunda pessoa, todavia, caso o período retome duas ideias em sequência, os pronomes de primeiras pessoas serão usados para retomar a ideia mais próxima, enquanto que os de terceira pessoas retomarão a ideia mais distante (como de praxe).

    Espero ter ajudado, fica na paz!

  • Prazer só se for na cama! nos textos oficiais não pode haver pessoalidade nas comunicações.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.




    O trecho apresentado possui 3 erros:



    - o 1º está na ausência de impessoalidade. Tal atributo decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Entretanto, a expressão "É com imenso prazer" apresenta impressões individuais e, portanto, é indevida.


    - o 2º erro está no emprego do verbo "vemos". Este é a flexão do verbo VER, na 1ª pessoa do presente do indicativo. Entretanto, pelo contexto, o correto é empregar o verbo VIR na 1ª pessoa do presente do indicativo: vimos.


    - o 3º erro ocorre devido ao emprego da vírgula após o vocábulo "presente". Tal sinal de pontuação está separando o verbo (encaminhar) do seu complemento (o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia), o que infringe a regra de pontuação.



    Mediante a explanação acima, constatamos que a construção apresentada não respeita a correção gramatical e a adequação da linguagem e, portanto, está incorreta.





    Gabarito do Professor: ERRADO.