SóProvas


ID
5553874
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.

Informamo-lhe que, passado mais de quinze dias sem o cumprimento das pendências especificadas neste Ofício, o seu requerimento será arquivado, cabendo, com tudo, recurso a ser impetrado em instância superior.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta aqui o erro da questão, por favor. Obg.

  • O primeiro erro contido neste trecho é o que se chama de barbarismo, um vício de linguagem relativo à grafia das palavras. Em termos distintos, grafou-se "com tudo" no lugar de "contudo", a conjunção coordenativa adversativa; o segundo, na supressão do "s" da forma verbal "informamos-lhe"; o terceiro é o que se chama de solecismo de concordância: grafou-se "passado" em lugar de "passados". O adjetivo deve concordar com o núcleo a que se refere.

    Errado.

  • Gabarito: errado

    Solicita-se julgamento da adequação gramatical da passagem:

    "Informamo-lhe que, passado mais de quinze dias sem o cumprimento das pendências especificadas neste Ofício, o seu requerimento será arquivado, cabendo, com tudo, recurso a ser impetrado em instância superior."

    Três erros são encontrados na passagem, respectivamente: a forma clítica "lhe", quando enclítica e aglutinada ao verbo, não causa supressão de fonemas, devendo o termo ser grafado "informamos-lhe", sem supressão da consoante "s" presente na forma verbal; o verbo "passar", embora impessoal quando indicativo de tempo passado e seguido de preposição, está aplicado na construção como verbo pessoal e deve ser flexionado para concordar com seu sujeito na forma "passados" (a preposição é simples elemento da expressão "mais de"); a construção "com tudo", preposição seguida de pronome indefinido, está incorretamente grafada, devendo dar lugar ao conectivo adversativo 'contudo".

  • informamos-lhe , nós informamos a você.

    contudo .

  • Segundo Sr. Shelking: "O primeiro erro contido neste trecho é o que se chama de barbarismo, um vício de linguagem relativo à grafia das palavras. Em termos distintos, grafou-se "com tudo" no lugar de "contudo", a conjunção coordenativa adversativa; o segundo, na supressão do "s" da forma verbal "informamos-lhe"; o terceiro é o que se chama de solecismo de concordância: grafou-se "passado" em lugar de "passados". O adjetivo deve concordar com o núcleo a que se refere."

    Errado.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.



    O período apresentado possui 3 erros:


    - o é referente à construção "Informamo-lhe". Na língua portuguesa, é mais ou menos comum que o verbo sofra alguma alteração por causa do pronome enclítico, que é aquele colocado após o verbo. Entretanto, quando o pronome informar vem acompanhado do pronome -LHE, o correto é  INFORMAMOS-LHE, mantendo o S final. Isso porque tal pronome, em qualquer posição, não causa alteração gráfica no verbo;
    - o erro está na ausência de concordância do vocábulo "passado". Esse é um adjetivo verbal (com origem no particípio passado do verbo passar) e tem de concordar em gênero e número com o nome a que se refere, neste caso, "dias". Assim, a construção correta é passados mais de quinze dias;
    - o erro é referente à grafia de "com tudo". Contudo tem o sentido de “no entanto"; “todavia"; já com tudo significa “com todas as coisas". Ou seja, as duas formas existem e estão corretas. Entretanto, em se tratando de ligar orações, a forma correta de escrita da palavra é "contudo", devendo ser usada para indicar uma oposição a uma ideia anterior.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • 3 erros:

    1. (Informamo-lhe) INFORMAMOS-LHE, mantendo o S final. Isso porque tal pronome, em qualquer posição, não causa alteração gráfica no verbo.
    2. (passado) A construção correta é passados mais de quinze dias.
    3. (com tudo) A forma correta de escrita da palavra é "contudo".

    Gab: Errado.

  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    O período apresentado possui 3 erros:

    - o 1º é referente à construção "Informamo-lhe". Na língua portuguesa, é mais ou menos comum que o verbo sofra alguma alteração por causa do pronome enclítico, que é aquele colocado após o verbo. Entretanto, quando o pronome informar vem acompanhado do pronome -LHE, o correto é INFORMAMOS-LHE, mantendo o S final. Isso porque tal pronome, em qualquer posição, não causa alteração gráfica no verbo;

    - o 2º erro está na ausência de concordância do vocábulo "passado". Esse é um adjetivo verbal (com origem no particípio passado do verbo passar) e tem de concordar em gênero e número com o nome a que se refere, neste caso, "dias". Assim, a construção correta é passados mais de quinze dias;

    - o 3º erro é referente à grafia de "com tudo". Contudo tem o sentido de “no entanto"; “todavia"; já com tudo significa “com todas as coisas". Ou seja, as duas formas existem e estão corretas. Entretanto, em se tratando de ligar orações, a forma correta de escrita da palavra é "contudo", devendo ser usada para indicar uma oposição a uma ideia anterior.

    FONTE: Dayanna Menezes, Graduada em letras na UEPB, Pós-graduada em leitura, análise e produção de texto na UnB e Mestre em Linguística na UERJ. Corretora de redação da banca CESPE/UNB e do ENEM., de Português, Redação Oficial, Secretariado