A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a situação geopolítica do Oriente Médio e a sua dependência com a exploração de petróleo.
Na assertiva contida no enunciado é reforçado que depois da criação do Estado de Palestina e a menor utilização do petróleo por parte dos países mais ricos diminuíram a relevância geopolítica que a região do Oriente Médio possui no mundo.
Localizada na região do Oriente Médio, a Palestina é um território não contínuo que abrange a Faixa de Gaza e áreas nas fronteiras da Cisjordânia. Como não é reconhecido oficialmente por muitos países, o território ainda não se constitui como um Estado, e vive uma situação bastante conflituosa com o Estado de Israel desde a sua criação, em 1947. Ao longo das décadas os conflitos entre judeus e árabes em decorrência da oficialização do Estado israelense, geraram uma diminuição do território palestino, acirrando a rivalidade entre as duas nações.
Além da disputa territorial, o desejo de ser considerado um Estado autônomo gerou muitas divergências e conflitos entre israelenses e palestinos. Em 1964 foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) que visava assegurar o território palestino junto com a reivindicação e reconhecimento como um Estado. Na década de 1990, através do Acordo de Oslo, o território palestino conquistou o domínio de algumas áreas mas não conseguiu seu reconhecimento como Estado nacional. O fato é que até os dias atuais, a luta por um Estado autônomo gera conflitos entre as duas nações que causam preocupações mundiais e até mesmo intervenção de países poderosos e da ONU (Organização das Nações Unidas).
Quanto ao petróleo, o consumo em 2019, segundo a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), foi 99 milhões de barris por dia. Entre os maiores consumidores estão os EUA, China, Japão, Alemanha, Rússia e Canadá, que são países desenvolvidos e que ainda possuem uma alta demanda dessa fonte energética.
Como possui cerca de 64% das reservas de petróleo no Planeta, o Oriente Médio possui um importante destaque geopolítico no mundo. Por conta disso, vários dos conflitos que ocorreram na região, como o embate entre Síria e Iraque (2011), a Guerra do Golfo (1991) e invasão dos EUA no Iraque (2002) foram algumas das sangrentas guerras que ocorreram e que tiveram como motivação a existência e abundância de jazidas de petróleo.
O raciocínio, portanto, é simples. Países ricos e com grande poderio militar como os EUA, países da União Europeia, China, Rússia, veem esses conflitos como chance de exercer uma influência política nessas áreas para se obter vantagens na compra do petróleo. Além disso, vários grupos radicais, como o Estado Islâmico, financiam seu arsenal bélico através da venda de petróleo, e se envolvem em várias batalhas em áreas estratégicas para aumentar o financiamento de suas atividades militares.
Portanto, vemos nas explicações as seguintes considerações finais: o Estado da Palestina ainda não foi criado, e o consumo de petróleo por parte de países ricos não diminuiu. Sendo assim, a região do Oriente Médio ainda continua sendo uma área bastante relevante para a geopolítica mundial.
A afirmação está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.