SóProvas


ID
5554762
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Jornalismo

Quanto ao webjornalismo, julgue o item.

A quinta geração do webjornalismo é definida pela incorporação das bases de dados no processo noticioso e pela capacidade de processar grandes volumes de informação. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    (...) caminhamos para uma quinta geração de jornalismo digital, cujas características estão ligadas às iniciativas móveis e já possuem certos delineamentos possíveis de serem vislumbrados a partir do produto/apps dos jornais:

    • independência do espaço web;

    • mobilidade;

    • amplificação do potencial off-line: conectividade com relevância para atualização e download de novas edições, mas não mais para a leitura/visualização. Há uma expansão da capacidade de leitura off-line, como no The Daily, em que se pode ler toda a edição off-line. No entanto, links, vídeos e dados ao vivo não podem ser acessados. Há dependência, porém com menor intensidade;

    • construção visual, de organização de conteúdo, hierarquização noticiosa e design gráfico com forte influência dos veículos jornalísticos de papel. Esta referência dialoga com influências digitais da própria web, tornando-se um híbrido entre estes dois.

    FONTE: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/art%209-39.pdf

  • O enunciado da questão faz referência à quarta fase do webjornalismo.

  • errada

    Fases do Jornalismo Digital

    1. Primeira Geração (Transposição ou reprodução) - mera transposição do jornalismo impresso para internet.
    2. Segunda Geração (Metáfora) - interatividade, hipertextos.
    3. Terceira Geração (Webjornalismo) - produtos jornalísticos na web, disseminação de recursos técnológicos (iPads, smatphones, celulares, infográfia, blogs, etc.) elementos essenciais: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, memória e personalização.
    4. Quarta Geração (banco de dados e o jornalismo colaborativo) - ideal para o jornalismo na Internet.
    5. Quinta geração (alheio à web, potencial off-line, móvel e com características híbridas entre elementos do jornalismo impresso e digital) - características de medialidade, horizontalidade e continuum multimídia; independência do espaço web; mobilidade; conectividade com relevância para atualização e download de novas edições; edições que são réplicas do papel ou de sites na web; edições digitais que possuem características do papel, mas ainda dialogam com a infinidade de conteúdo que a internet disponibiliza, ou seja, webmóveis; finitude — possibilidade de se vislumbrar um caminho a seguir e a possibilidade de esgotar o conteúdo ali compilado —; linearidade de leitura em que é possível visualizar o início, meio e fim das edições; construção visual, de organização de conteúdo, hierarquização noticiosa e design gráfico com forte influência dos veículos jornalísticos de papel.

    Para Barbosa de hoje (2003), vivemos o que ela chama de quinta geração do noticiário online. Essa fase é caracterizada pelo crescimento contínuo da produção de conteúdo para redes sociais, enquanto o uso de smartphones e tablets também cresce. Com isso, a mídia impressa migrou para as redes sociais e passou a divulgar seu conteúdo de acordo com seu potencial.

    fonte: meu caderno / meus resumos