SóProvas


ID
5554870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por que o intestino é considerado nosso “2.º cérebro”?

   Os cientistas acreditam cada vez mais que a função do sistema digestório humano vá muito além de simplesmente processar a comida que é ingerida. Eles têm investigado se esse sistema poderia ser usado para o tratamento de doenças mentais ou do sistema imunológico. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

Considerando a temática abordada no fragmento de texto precedente e os aspectos pertinentes a ela, julgue o item seguinte.

A comunicação entre o sistema nervoso e o sistema digestório é mediada por uma rede de corpos celulares de neurônios que, em alguns casos, facilitam as sinapses entre esses dois sistemas. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • pq em alguns casos? n seria sempre?
  • Também não entendi porque em alguns casos
  • A questão traz um texto sobre o intestino ser considerado o segundo cérebro, com investigações científicas sobre a possibilidade de utilizar o sistema digestório como tratamento de certas doenças mentais ou do sistema imune. Pede-se a análise do item que relaciona o sistema nervoso e digestório e as comunicações entre eles. O sistema nervoso coordena diversas funções do organismo, contribuindo para seu equilíbrio e para reações rápidas a estímulos externos. No ser humano, esse sistema surge do tubo neural, com a parte anterior se dilatando e formando o encéfalo, e o restante formando a medula espinhal. Ele possui os sistemas autônomos simpático (adrenalina) e parassimpático (acetilcolina) que são responsáveis por regular determinadas funções no corpo humano. O sistema digestivo apresenta uma maior quantidade de neurônios que a espinha dorsal e é comandado pelo sistema nervoso entérico (SNE), também conhecido como segundo cérebro, que se comunica com o sistema nervoso central (SNC) através dos sistemas autônomos simpático e parassimpático. Esse sistema entérico é formado por aproximadamente 100 milhões de células que comunicam intestino e cérebro através de neurotransmissores por uma rede neural. A maioria das células do sistema imunológico (70%) estão presentes no intestino, e uma média de 80% de serotonina também se encontram no intestino. A serotonina pode ser influenciada por estresse, ansiedade e pode levar a problemas psiquiátricos, além de afetar importantes funções no organismo, como o movimento do intestino (peristaltismo) para que ocorra a digestão. (A verdade sobre o nosso 2.º cérebro. 2020. Disponível em: https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/10.... Acesso em janeiro de 2022; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

     

    Fonte da imagem: site scielo.br



    A comunicação entre o sistema nervoso e o sistema digestório é mediada por uma rede de corpos celulares de neurônios que, em alguns casos, facilitam as sinapses entre esses dois sistemas. 

    O sistema nervoso e o sistema digestório mantêm uma comunicação através de uma rede neural, com neurônios que auxiliam na eficácia dessas sinapses neurais. Essa comunicação é possível pela presença do sistema nervoso entérico, que atua diretamente no intestino e se comunica com o SNC. Logo, o item sobre essa comunicação está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO. 

  • Corpos celulares de nervos, não de neurônios em si. Vise o nervo vago por exemplo, o termo em alguns casos deveria ter vindo desta parte da afirmativa, a qual está mal elaborada.

  • so em alguns casos... não entendi isso,

  • Também não entendi, em alguns casos. coloquei errado somente por isso. Acho que a questão foi anulada. Se não foi, deveria ter sido.kk