SóProvas


ID
5554879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por que o intestino é considerado nosso “2.º cérebro”?

   Os cientistas acreditam cada vez mais que a função do sistema digestório humano vá muito além de simplesmente processar a comida que é ingerida. Eles têm investigado se esse sistema poderia ser usado para o tratamento de doenças mentais ou do sistema imunológico. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

Considerando a temática abordada no fragmento de texto precedente e os aspectos pertinentes a ela, julgue o item seguinte.

A influência do sistema digestório sobre o estado mental independe de alterações da microbiota intestinal, visto que distúrbios mentais decorrem apenas do desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores cerebrais. 

Alternativas
Comentários
  • De graça né! Coloca um texto falando que o intestino afeta e vem a "pergunta" falando que nao!

  • "A maior parte da serotonina do corpo, estima-se que uma proporção de 80% a 90%, é encontrada no trato gastrointestinal. A serotonina é um neurotransmissor que afeta muitas funções corporais, como o peristaltismo intestinal - o movimento involuntário que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar e permitir que a digestão aconteça no lugar certo. Ela também está associada a muitos transtornos psiquiátricos. Sua concentração pode ser reduzida pelo estresse e influencia o humor, a ansiedade e a felicidade. Vários estudos com seres humanos e animais têm mostrado evidências sobre diferenças encontradas no microbioma intestinal de pacientes com transtornos mentais, como a depressão."

    Matéria que saiu na BBC: Por que o intestino é considerado nosso '2º cérebro’ e outros 5 fatos surpreendentes sobre o órgão. Segue link: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45664504

    Sem contar a Gastrite aguda (ou emocional) facilmente associada a um agente causador que muitas vezes são medicamentos, infecções (má alimentação ou alimentação carregada) e estresse físico ou psíquico.

  • Alternativa errado