SóProvas


ID
5555500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), à prevenção e ao tratamento de incidentes e à certificação digital ICP-Brasil, julgue o item que se segue.

No contexto do tratamento de incidentes, estão incluídas no processo de triagem as atividades de coletar, examinar e interpretar tráfego de rede para dar apoio às investigações de incidentes.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA, pois podemos ver na LGPD: Avaliar internamente o incidente – natureza, categoria e quantidade de titulares de dados afetados, categoria e quantidade dos dados afetados, consequências concretas e prováveis. Vide formulário de avaliação constante do sítio eletrônico da ANPD; Comunicar ao encarregado (Art. 5º, VIII da LGPD); Comunicar ao controlador, se você for o operador, nos termos da LGPD; Comunicar à ANPD e ao titular de dados, em caso de risco ou dano relevante aos titulares (Art. 48 da LGPD); e Elaborar documentação com a avaliação interna do incidente, medidas tomadas e análise de risco, para fins de cumprimento do princípio de responsabilização e prestação de contas (Art. 6º, X da LGPD) fonte: https://www.gov.br/anpd/pt-br/assuntos/incidente-de-seguranca
  • Depois que o incidente ocorreu não adianta coletar tráfego de rede porque o incidente já é passado. O que precisa ser verificado são os logs dos sistemas. Resposta: Questão Errada.
  • Quando fiz a leitura da questão confesso que procurei referência ao ITIL.

    O tratamento de incidentes está disposto no Art. 48. da LGPD.

    Art. 48. O controlador deverá comunicar à autoridade nacional e ao titular a ocorrência de incidente de segurança ...

    Nesse momento o importante é proteger os dados e minimizar os impactos negativos do incidente.

    § 2º II - medidas para reverter ou mitigar os efeitos do incidente.

    Conforme comentário do João, essas ações só seria relevante para auditoria ou para polícia.

    Bjus pra tia Lea!